quinta-feira, 24 de junho de 2010

Medo de falar em público

Diferentes estudos mostram que o medo de falar em público é o maior medo das pessoas.

Não estou me referindo apenas ao fato de combater o medo de proferir palestras ou conferências, mas sim aquele medo de falar diante de grupos de pessoas como em reuniões da empresa, sala de aula ou encontros sociais.

Já imaginou como a vida poderia ser mais agradável se você pudesse se expressar em qualquer ambiente de maneira confiante, desembaraçada, sem medo?

Sim, é possível falar com segurança e sem receio de que as pessoas possam censurá-lo ou criticá-lo.

Só que não adianta ficar fazendo planos e sonhando em ser um comunicador eficiente e seguro. É preciso arregaçar as mangas e trabalhar duro. Se não transformar seus objetivos em ações concretas só vai sonhar, sonhar e não chegará a lugar nenhum.

Conheça o assunto: Não basta apenas conhecer o assunto, é importante que as informações estejam organizadas. Por isso organize sua fala de maneira lógica.
No início conquiste os ouvintes com informações simpáticas, principalmente mostrando o benefício que terão com a mensagem. Em seguida conte qual é o assunto que abordará, qual o problema que pretende solucionar e quais as etapas que deseja cumprir durante a exposição.

Pratique bastante: Para se sentir confiante em qualquer atividade que precise desempenhar é necessário ter prática e experiência. Para falar em público também, por isso aproveite todas as chances que tiver para falar - faça perguntas em aulas, palestras e seminários onde atuar como ouvinte; aceite convites para falar nas reuniões, prestar homenagens, participar de debates; fale nas reuniões de condomínio; em todas as ocasiões onde tiver chances de se expressar.

Decida-se sobre a técnica de apresentação: Se a sua apresentação for muito complexa, com muitos detalhes, talvez seja conveniente utilizar um roteiro escrito, com frases que indiquem o conteúdo da matéria. Cada frase deverá representar uma idéia completa.

Seja natural: Ninguém poderá se sentir à vontade para falar em público se for artificial na maneira de se expressar.

Identifique suas qualidades: Aprenda a conhecer seus pontos positivos de comunicação.

Não desista Essa procura da confiança para falar exigirá muita dedicação e ações determinadas. Em alguns momentos você se sentirá impotente e sem forças para continuar, mas não desista.

Para os comentários identificados, sortearei um exemplar do meu livro Falando em Público.

domingo, 13 de junho de 2010

52º FONAC – Palmas (TO)












A capital do Tocantins, Palmas no período de 09 a 12 de junho de 2010, sediou 52ª edição do FONAC - Fórum Nacional dos Secretários de Administração das Capitais Brasileiras. O Fonac é uma instituição que funciona como espaço para discussões, troca de experiências e práticas de gestão pública, melhores formas de prestar serviços de relevância e qualidade ao cidadão, independente de filiação partidária dos gestores.

Vários e ricos foram os temas em debates e discussão como, por exemplo: “Perspectivas das gestões municipais”, “A importância do planejamento estratégico para integração púbica municipal”. “Implantação e avaliação de desempenho”, “Atenção integrada e integral à saúde do servidor público”. Além de tantos outros de importância para os gestores públicos municipais.

O evento tem uma característica incomum da maioria dos encontros políticos, que é de costume abordar apenas assuntos de interesse partidários e afins. No Fonac foi possível observar uma grande integração pessoal entre os participantes, um elevado grau de comprometimento e seriedade.

A metodologia do evento tem também uma característica dinâmica no que concerne ao desenvolvimento dos trabalhos, que segundo o presidente do Fonac Valdir Massucatti, secretário de Administração de Vitória (ES) é de “união entre os secretários que no final tornam-se grandes amigos e o outro é a busca contínua e em conjunto de soluções para nossas cidades, sem distinção de tonalidades políticas, prevalecendo o interesse das cidades”.

O secretário Estadual da Administração, Eugênio Pacceli, na abertura do evento representou o governador Carlos Henrique Gaguim, e em discurso deu as boas vindas aos visitantes, além de defender a importância do Fórum.

O prefeito de Palmas Raul Filho destacou a importância da troca de experiências. “Temos muito para compartilhar com o Fonac. A troca de experiências nos ajuda a crescer e nós temos tido avanços interessantes porque respeitamos um bom planejamento”, afirmou Raul Filho.

O evento contou com a participação do presidente de Frente Nacional de Prefeitos (FNP) o prefeito de Vitória (ES) João Coser que no momento da abertura proferido a palestra “Perspectivas das gestões municipais”. Coser destacou a importância do planejamento na gestão pública e a valorização de pessoal. Disse ainda, “Como na iniciativa privada, na pública também é importante focarmos as metas e objetivos”.

O Secretário Municipal de Planejamento e Gestão de Palmas Carlos Tadeu Zerbini, foi elogiado pelo seu trabalho a frente da secretaria e organização do Fonac. Tadeu destacou o evento como uma oportunidade de melhoria e crescimento pessoal e profissional.

Fazendo uma avaliação geral, o Fonac, é um verdadeiro curso de especialização intensivo em gestão pública, intensivo, em virtude da forma e seriedade como são discutidos e tratados os problemas, experiências e vivência do dia-a-dia das principais cidades brasileiras. Além dos pontos já destacados, é uma grande oportunidade de aprendizado para aqueles que desempenham a função de gestor público, seja prefeito ou secretário.

Não nego que senti uma ponta de inveja por não ver nossa cidade de Imperatriz presente para a troca de experiências, a exemplo de Araguaina (TO) e Vila Velha (ES), ambas representadas pelos seus respectivos secretários de administração. O ciúme ora citado foi amenizado pela presença e participação ativa da Secretária Municipal de Administração de São Luis, Sra. Maria Margaret Reis.

Um evento de tal magnitude seria fundamental a participação de cidades consideradas a 2ª na escala de tamanho, arrecadação e importância para os Estados, como Marabá (PA), Imperatriz (MA) dentre outras da federação.

O Tocantins mais uma vez sai à frente, a partir da experiência do Fonac, em novembro de 2009, foi criado o Fesmad/TO - Fórum Estadual dos Secretários Municipais de Administração, que já realizou três edições, estruturado com quatro regionais e 139 municípios envolvidos, e com o próximo fórum estadual marcado para novembro deste ano na cidade de Fátima.

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Avenida Bernardo Sayão - Urgente













Imagem: Av. Bernardo Sayão. Foto: Vilson Santos.

A mudança do fluxo de veículos colocado em sentido único na Av. Bernardo Sayão era algo desejado e necessário. Esta avenida tem tudo pra ser uma das mais belas de nossa cidade, atualmente com grande concentração do comercio e um variado mix de produtos e serviços, infelizmente o que mata, é este aglomerado de feirantes em plena calçada.
Nada contra as feiras, só que cada coisa deve ter seu lugar. Para quem passa na calçada da BigBen (esquina da Bernarndo Sayão com Piauí) é uma lastima, quase não se consegue andar. O espaço destinado aos pedestres foi consumido por bancas de verduras, venda de milho cozido e assado. Temos que desviar para não esbarrar nos baldes de água fervendo e carvão em brasa - um verdadeiro perigo.
Conversei com a gerência da farmácia sobre o assunto: "essa situação é um transtorno para nossos clientes e demais pessoas que passam aqui. Ja tentamos conversar e conscientizar estas pessoas sobre a situação, mas infelizmente foi em vão".
Já que o processo de mudança foi iniciado, seria de bom grado, que esta situação fosse resolvida. Alias este não é um problema só desta avenida, como também já foi promessa de alguns prefeitos anteriores. Que só prometeram.
Espera-se que o governo Madeira com toda sua boa vontade e entusiasmo de tornar nossa cidade um exemplo de lugar digno pra se morar, possa nos dar esse presente. Os comerciantes, os transeuntes e a imagem da cidade agradecem.
É notório que toda mudança tende a causar descontentamento e resistências em alguns, entretanto, o que deve prevalecer é o bem comum.