domingo, 30 de janeiro de 2011

Construção civil em Imperatriz

O edifício Real Class, localizado no Bairro Nazaré na cidade de Belém (PA) foi ao chão por volta das 14h de sábado (29). A obra de 15 andares estava programada para ter 32 andares. Além do prejuízo material, o desastre provou vitimas fatais
De acordo com Fernando Moura, diretor do Sindicato da Construção Civil, a obra fora embargada pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/PA), a partir do 15º andar, por falta de segurança dos operários. Um morador de uma casa ao lado da construção - que foi soterrada pelos escombros - contou que havia muita reclamação dos moradores da vizinhança e que já haviam denunciado os problemas ao Crea-PA e à SRTE, inclusive com pedidos de embargo da obra.

De acordo com reportagem publicada do site http://imirante.globo.com;
IMPERATRIZ - O município de Imperatriz tem vivido momentos de prosperidade impulsionados pelo crescimento de vários setores da economia, com destaque para o comércio e a construção civil, que lideram os índices de representatividade da Região sudoeste do Maranhão. Estudos mostram que os setores com maior contribuição para o PIB no município de Imperatriz foram comércio, construção civil e prestação de serviços, que responderam por 54,2% do volume de recursos somados na cidade. Os investimentos do Governo Federal com as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a construção da Usina Hidrelétrica Estreito, a ampliação da Ferrovia Norte-Sul, o crescimento do setor universitário na cidade e as obras privadas e públicas como a duplicação da rodovia Pedro Neiva de Santana, que liga Imperatriz a João Lisboa, ajudam a manter a economia em alta.
Esses investimentos movimentam o setor da construção civil e elevam a oferta de empregos com carteira de trabalho assinada. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Imperatriz tem mais de 6 mil empresas cadastradas com 37.150 pessoas empregadas, 30 mil assalariadas, com média de 1,8 salário mínino. Desse total, mais de 30% estão empregados no setor da construção civil com uma das melhores médias salariais do estado e uma das melhores do Nordeste. Segundo Washington Luís Oliveira de Sousa - presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil - foi nos canteiros de obras que mais surgiram os empregos. De acordo com ele, dos mais de 8 mil trabalhadores vinculados à entidade, 90% estão trabalhando em Imperatriz e região.
Com tantos investimentos, com tantos arranha-céus surgindo em nossa cidade e diante dos desastres nesse setor, visto que em Belém não é o primeiro, surge uma questão. Como estão às fiscalizações, os controles, os cuidados com esses prédios que ora surgem em Imperatriz estão de acordo com os padrões de segurança?

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Propaganda é despesa ou investimento?

Vai depender do objetivo, da forma como foi criada, do meio de divulgação, do tempo que ficará no AR ou em exposição. Se utilizada de forma correta, com certeza será um investimento. Caso contrário é sim despesa.
Antes de iniciar o investimento na divulgação de uma marca, é importante identificar qual o objetivo de se fazer uma propaganda. Pra que mesmo que ela vai servir. E isto é uma obrigação de quem esta sendo contradado para vender, seja uma agencia, ou própria emissora.
A propaganda tem como objetivos: Informar, Persuadir e Lembrar.
A informativa deve ser utilizada quando se pretende introduzir um novo produto ou serviço no mercado.
• Informar o mercado sobre um novo produto;
• Sugerir novos usos para o produto;
• Explicar sobre o funcionamento de um determinado o produto;
• Corrigir falsas impressões que possam surgir;
• Construir uma imagem da empresa.

A persuasiva torna-se mais importante à medida que a concorrência aumenta e tem como objetivo:
• Criar preferência de marca;
• Estimular o consumidor a trocar de marca;
• Mudar percepções do comprador sobre os atributos do produto;
• Persuadir, convencer à compra imediata.

A propaganda de lembrança é utilizada para aqueles produtos que considerados maduros, que já estão no mercado há um bom tempo. Seu maior objetivo é manter os consumidores pensando na marca ou produto.
• Lembrar que o produto pode ser necessário;
• Manter o produto na memória dos compradores;
• Manter o máximo de conscientização do produto.
Um bom comercial é aquele que consegue a AIDA, ou seja, criar Atenção, Interesse, Desejo e provoca Ação nos consumidores.
De forma alguma deve-se pensar que por melhor que seja uma estratégia comercial ou propaganda, vai criar uma necessidade nas pessoas em consumir um produto. A propaganda tem o papel de provocar e despertar desejos para que o consumidor encaminhe–se em direção ao produto oferecido ou anunciado.

domingo, 23 de janeiro de 2011

GRATIDÃO

O homem por detrás do balcão olhava a rua de forma distraída. Uma garotinha se aproximava da loja e amassou o narizinho contra o vidro da vitrina. Os olhos da cor do céu brilhavam quando viu determinado objeto. Entrou na loja e pediu para ver o colar de turquesas azuis.
- É para minha irmã. Pode fazer um pacote bem bonito?
O dono da loja olhou desconfiado para a garotinha e lhe perguntou:
- Quanto dinheiro você tem?
Sem hesitar ela tirou do bolso da saia um lenço todo amarradinho e foi desfazendo os nós. Colocou-o sobre o balcão, e feliz disse:
- Isto dá, não dá?
Eram apenas algumas moedas que ela exibia orgulhosa.
- Sabe, continuou. Eu quero dar este presente para minha irmã mais velha. Desde que morreu nossa mãe, ela cuida da gente e não tem tempo para ela. É aniversário dela e tenho certeza que ela ficará feliz com o colar que é da cor dos seus olhos.
O homem, foi para o interior da loja. Colocou o colar em um estojo, embrulhou com um vistoso papel vermelho e fez um laço caprichado com uma fita verde.
- Tome! Disse para a garota. Leve com cuidado.
Ela saiu feliz saltitando pela rua abaixo. Ainda não acabara o dia, quando uma linda jovem de cabelos loiros e maravilhosos olhos azuis adentrou a loja. Colocou sobre o balcão o já conhecido
embrulho desfeito e indagou:
- Este colar foi comprado aqui?
- Sim senhora.
- E quanto custou?
- Ah! Falou o dono da loja. O preço de qualquer produto da minha loja é sempre um assunto confidencial entre o vendedor e o freguês.
A moça continuou:
- Mas minha irmã somente tinha algumas moedas. O colar é verdadeiro, não é? Ela não teria dinheiro para pagá-lo.
O homem, tomou o estojo, refez o embrulho com extremo carinho, colocou a fita e o devolveu à jovem.
- Ela pagou o preço mais alto que qualquer pessoa pode pagar.
Ela deu tudo que tinha! O silêncio encheu a pequena loja, e duas lágrimas rolaram pelas faces jovens. Enquanto suas mãos tomavam o embrulho ela retornou ao lar emocionada.
Verdadeira doação é dar-se por inteiro sem restrições. Gratidão de quem ama não coloca limites para os gestos de ternura. E a gratidão, é sempre a manifestação de Deus para com pessoas que tem riqueza de emoções e altruísmo. Gratidão como amor é também dever que não apenas aquece quem recebe como reconforta quem oferece.

Autor: Desconhecido

sábado, 8 de janeiro de 2011

PRESIDENTA? A polêmica está estabelecida!‏

Por Leonardo Dantas (sociólogo, escritor e jornalista) sobre a novíssima forma como vem se denominando a presidente da República:

Tenho notado, assim como aqueles mais atentos também devem tê-lo feito, que a candidata Dilma Roussef e seus apoiadores, pretendem que ela venha a ser a primeira presidenta do Brasil, tal como atesta toda a propaganda política veiculada pelo PT na mídia.

Presidenta?
Mas, afinal, que palavra é essa?

Bem, vejamos:
No português existem os particípios ativos como derivativos verbais. Por exemplo: o particípio ativo do verbo atacar é atacante, de pedir é pedinte, o de cantar é cantante, o de existir é existente, o de mendicar é mendicante...

Qual é o particípio ativo do verbo ser? O particípio ativo do verbo ser é ente. Aquele que é: o ente. Aquele que tem entidade.

Assim, quando queremos designar alguém com capacidade para exercer a ação que expressa um verbo, há que se adicionar à raiz verbal os sufixos ante, ente ou inte. Portanto, à pessoa que preside é PRESIDENTE, e não "presidenta", independentemente do gênero, masculino ou feminino. Se diz capela ardente, e não capela "ardenta"; se diz estudante, e não "estudanta"; se diz adolescente, e não "adolescenta"; se diz paciente, e não "pacienta".

Um exemplo (negativo) seria:

"A candidata a presidenta se comporta como uma adolescenta pouco pacienta que imagina ter virado eleganta para tentar ser nomeada representanta. Esperamos vê-la algum dia sorridenta numa capela ardenta, pois esta dirigenta política, dentre tantas outras suas atitudes barbarizentas, não tem o direito de violentar o pobre português, só para ficar contenta.”

http://venenodesocrates.wordpress.com/2010/12/15/sera-presidenta-o-feminino-de-presidente/