quarta-feira, 6 de abril de 2011

08 de maio - Dia do Profissional de Marketing

Falando de Marketing

Sobreviver em um mercado cada vez mais competitivo, não basta simplesmente fazer um bom trabalho. É preciso desenvolver e oferecer excelente trabalho se quiser ser bem-sucedida, uma vez que há uma abundância de produtos e serviços que na busca da satisfação das necessidades dos consumidores. O segredo, ou melhor, não há segredo, o objetivo é identificar, conhecer o mercado em que deseja atuar ou em que atua e oferecer algo mais, em forma de benefícios atrativos que excedam as expectativas de seus clientes.

O que se percebe é que muitas empresas preocupam-se incansavelmente em bater metas, cotas, atingir objetivos de vendas, etc. Em conseqüência há certa saturação do mercado, pela mesmice de suas ações. É exatamente diante desta necessidade que o marketing tem sua importância.

Para melhor compreensão, marketing deve ser entendido, não somente como um conjunto de ferramentas que ajudam um produto ou serviço a ganhar destaque no mercado. Marketing deve ser uma filosofia, uma atitude que deve ser assimilada e interiorizada por todos que forma a empresa, em outras palavras, marketing é tudo na empresa, da concepção da idéia, disponibilização do produto no mercado e, por conseguinte, e tão importante quanto às demais ações, a preocupação com sua manutenção.

O mercado pode ser definido como um grupo de pessoas que compartilha necessidades similares ou distintas, e o papel do marketing é coordenar atividades no sentido de identificar tais necessidades e criar produtos e serviços específicos na tentativa de envolver seu público-alvo. Uma das maiores habilidades de quem trabalha nesta área, é a de influenciar, persuadir, convencer a demanda por um produto, serviço, organização, local, pessoa ou idéia.

O sucesso do marketing tem seu alicerce no conhecimento dos consumidores, portanto, ele é uma ferramenta com foco voltada para a ação, suas técnicas, por mais sofisticadas que possam ser não conseguem suprimir todas as incertezas, é preciso audácia, inovação, correr riscos na tentativa de oferecer o melhor.

Fazer marketing significa desenvolver todo um processo de identificação, conquista e manutenção de clientes. Ou seja, manter os atuais e desenvolver um relacionamento duradouro gerando lucros para a empresa e satisfação para quem compra. Esse é o papel do profissional de marketing.

Parabéns a todos os profissionais da área pelo seu dia.

Sucesso!