quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Despedida de Sala de Aula

Cada indivíduo deve aproveitar as oportunidades educativas para a satisfação de suas necessidades de aprendizagem, envolvendo neste contexto, ferramentas, condições físicas, mentais e psicológicas, conteúdos, habilidades, comprometimento e dedicação. A forma de satisfação dessas necessidades possui um caráter contingencial, pois cada pessoa difere de outrem em desejos, aspirações, necessidades, sentimentos, etc. A educação não é um fim em si, é o alicerce do desenvolvimento humano de forma contínua.

Foi-se o tempo em que o professor exercia o papel de oráculo detentor de todo o conhecimento. O verdadeiro mestre deve servir como um farol de orientação aos que buscam o conhecimento para seu crescimento.

Durante 12 anos exerci, paralelamente, o papel de educador no nível superior em Imperatriz. Todos esses anos procurei acima de tudo, não somente repassar conhecimentos meramente explícitos nos planos de ensino das IES das quais participei, mas acima de tudo, formar pensadores, através de uma didática voltada para o questionamento tendo como influência o método construtivista.

Neste percurso, aprendi que o papel do mestre vai além dos conteúdos programados, do simples ato de pontuar, aplicar atividades e provas. Aprendi que a sala de aula não é local de aprendizado exclusivo de alunos, o verdadeiro professor é parte integrante desse meio, pois, cabe-lhe o papel de orientador acadêmico, profissional e ate mesmo pessoal. Aprendi que sala de aula não é local de competir com alunos pra mostrar poder ou conhecimento, sala de aula é laboratório de experiência tanto para quem ensina quanto para quem esta buscando novos conhecimentos.
Esse laboratório me proporcionou grandes conquistas, dentre elas, quatro turmas graduadas que me eternizaram ao adotar meu nome em suas placas UEMA (01), FAMA (01) e UNISULMA (02), além de 02 livros lançados e adotados como leitura complementar e obrigatória.

No entanto, meu maior legado foi à construção de uma ampla rede de amigos que esta prazerosa atividade me proporcionou. Esta foi à maior lição que aprendi que além de tudo mencionado, a sala de aula é local de construir grandes amizades.
Após 12 prazerosos anos, encerro minha atividade como professor acadêmico, na certeza de dentro de minhas possibilidades ter contribuído para o enaltecimento e crescimento pessoal e profissional daqueles que tive a honra de tê-los como alunos.

Às Instituições de ensino que me proporcionaram essa oportunidade, meus agradecimentos!
A todos que tive o prazer de ser professor, obrigado pelo legado de amizade construído.
Um grande abraço a todos!
 
Adm.Vilson Santos