sábado, 26 de maio de 2012

O caos no Viva Cidadão de Imperatriz

Numa atitude louvável do governo estadual em 04/02/1998, nascia a primeira Unidade do Viva Cidadão, um Órgão do Governo do Estado do Maranhão vinculado a Secretaria de Estado da Administração e Previdência Social – SEAPS e tem como objetivo concentrar em um único espaço físico varias instituições públicas e privadas, de diferentes esferas do poder, de modo a facilitar a acessibilidade do cidadão a serviços públicos. A idéia deu certo e logo se expandiu formando um conglomerado de mais de 23 unidades.
A unidade de Imperatriz possui sessenta serviços e noventa e um colaboradores, o objetivo mais é a descentralização da maioria dos serviços públicos que são prestado na cidade, que assim o consumidor possa fazer de maneira mais rápida, pagamentos, retirar vias de documentos e sem dispor de muito tempo.
Os seguintes postos de serviços são: TRE, Agência do Trabalho, Procon, SESEC/ Antecedentes, SESEC/ RG, Diário Oficial, Secretaria da Fazenda, Atendimento Especial, Balcão do Cidadão, Detran/ Ciretran, Telecentro ,Caema Banco do Brasil e Banco Popular.

PROBLEMAS  E RECLAMAÇÕES

De acordo com informações colhidas, durante todo o mês de março/2012 o órgão não tinha água sequer para os funcionários, o que antes ate cafezinho era servido aos usuários. O funcionário pra beber tinha que levar água de casa. E os bebedouros? Só de enfeite, e logo foram recolhidos pela empresa fornecedora sob a alegação do fim do contrato.
Os funcionários da unidade de Imperatriz, pra fazer suas necessidades fisiológicas, tinham que recorrer aos banheiros das lojas vizinhas como Vanini, City Lar e Dollar Dreams.
Em abril/2012 a água foi disponibilizada apenas para os funcionários, no entanto, com toda boa vontade, os funcionários disponibilizam aos usuários com sede e assim, o estoque só dura ate meio dia. No período em que o calor é mais intenso todos ficam sem água.
Apesar do grande número de reclamações dos usuários colocadas nas caixas através de formulários, que deve ser lida avaliada pela coordenação e dado um retorno ao cidadão num prazo máximo de 10 dias, nada foi feito ate o momento.
Há uns 20 dias atrás, a coordenadora Sra. Liane, cujo o esposo é primo do Cutrim, foi demitida do cargo por alguém que veio de São Luis, alegando necessidades de mudança e rodízio de funções dos gestores em todas as unidades. Só que ate o momento o cargo continua vago.
Atualmente, toda a equipe de recepção (15 pessoas) é da MAFRA(São Luis), empresa terceirizada, e o contrato da mesma já findou e segundo informações a unidade ficará por um período de 2 meses sem pessoal pra atendimento na recepção, que serão substituídos pelos próprios servidores. É esperar pra ver o caos.
O interessante é que os prestadores terceirizados antes trabalhavam pra empresa DL ate 2010 tendo o Sr. Fernando como responsável (escritório na Luis Domingues). De repente o contrato licitatório acaba e entra uma nova empresa MAFRA e contrata os mesmo funcionários da DL.
A empresa MAFRA está com 2 meses de atraso no salário e já chegou a 3 meses de atraso, sem contar que não disponibiliza o vale-transporte aos funcionários.
Outro item que não condiz que o propósito do órgão é que o ultimo treinamento de aperfeiçoamento disponibilizado á equipe foi em 2009. O que antes era feito três vezes ao ano.
O limite de atendimento para retirada de RG (carteira de identidade) é de somente 200 por dia, acontece que o órgão abre às 7h e quando é 8h não é possível encontrar mais senhas, prejudicando aquelas pessoas que vem de outra localidade. Sem contar com a imensa fila que se forma antes da abertura.
Outro problema que afeta funcionários e usuários é o calor no interior do Viva Cidadão, no total são 27 centrais de AR, sendo que somente 5 delas funcionam. Este problema já perdura por mais de três meses e nada é feito.
Varias são as reclamações quanto ao atendimento do DETRAN por falta de material, principalmente tinta de impressão há mais de quatro dias. A tal tinta é fornecida pela 1° CIRETRAN (localizado na Rua 15 de novembro) o impasse que gira em torno da falta de tinta é que os funcionários do DETRAN dizem não poder sair pra buscar e a CIRETRAN alega não poder levar. Nessa briga, quem sofre as conseqüências é o cidadão que precisa dos serviços.
A concentração de vários Órgãos em um único espaço físico se constitui numa estratégia de gestão pública que favorece a redução de custos e desgaste ao cliente, evitando que o mesmo se dirija a vários locais para obtenção de serviços públicos diferenciados.
A idéia de facilitar a acessibilidade do cidadão aos serviços públicos, esta de mal a pior, a unidade pelo visto caiu no esquecimento ou deixou de ser interessante para o Governo do Estado. 

terça-feira, 15 de maio de 2012

Imperatriz - Carroça na contra-mão

Com o crescimento do número de veículos nas ruas, a secretaria de trânsito  de Imperatriz tem um desafio pela frente, fazer fluir o fluxo de veículos de forma a evitar congestionamentos. Algumas ações como melhoria da malha asfáltica, sinalização, colocação de vias em mão única, tem sido um fator positivo. No entanto, é necessária a manutenção dessas ações e principalmente fiscalização no sentido de coibir aqueles com mentalidade de quem saiu do mato, mas o mato não sai dele.


Vejam, por exemplo, a atitude desse cidadão, se é que assim possamos chamá-lo, em que de forma descarada sem nenhum respeito pelas leis de transito, simplesmente todos os dias na frente de sua residência, deixa estacionado o veiculo de tração animal justamente do lado em que deve servir para a passagem de veículos, pois a área permitida para estacionar é do outro lado.

O local desta imagem que se repete todos os dias, pra quem quiser conferir, é só seguir na Rua Leôncio Pires Dourado, após a feirinha do Bacuri, exatamente no ponto em que a rua fica mais estreita.

O interessante é que pessoalmente já presenciei viaturas, tanto da PM como da SETRAN, passando pelo local e agem como se tudo fosse absolutamente normal. Pelo visto, só haverá alguma providência, quando algum carro ou moto bater de frente com a carroça e provocar vítimas.

Caro leitor, acidente é quando algo acontece de forma involuntária e não se pode evitar. Neste caso, trata-se de pura ignorância do autor e negligência das autoridades competentes. Lembrando que no caso de alguém sofrer um dano em detrimento da situação, caberá punição tanto para o dono da carroça como para o poder  público por negligência. Ficando livre somente o cavalo, que no momento da foto estava de folga.

sábado, 12 de maio de 2012

Curtas e boas de Balsas


Na cara dura.

Câmara municipal de Balsas pede prestação de contas da presidente Deuzilene Barros e ele se nega a fazer tal procedimento. Os vereadores usaram a tribuna para protestar quanto a imposição da presidente mais ela não se rendeu, disse que nos últimos 10 anos não ouve nenhuma prestação de contas da casa por isso ele não iria prestar também e completou ainda dizendo: “Isso é uma falta de respeito comigo que sou uma vereadora séria e sempre lutei para preservar e manter meus princípios”.

Vazamento de óleo

Secretario de infra - estrutura do município  de Balsas  Sr. João Silva foi convocado para prestar esclarecimentos na câmara de vereadores para explicar sobre mais de 20.000 mil litros de óleo diesel gastos por mês, somando quase 60 mil somente nos últimos 3 meses.

Medindo forças

Prefeito Chico Coelho foi chamado pela governadora Roseana Sarney em São Luis juntamente com Dr. Francisco Martins (PMDB), pré-candidato a prefeitura de Balsas para uma possível aliança entre os dois, ou seja, a governadora quer que o atual prefeito de Balsas apóie Francisco Martins para a candidatura a prefeitura de Balsas, mais o prefeito colocou o pé na parede e disse “meu candidato é Dr. Paulo Fonseca filho esse sim é homem de minha confiança”. É esperar pra ver.

Ficha-limpa

Seis dos atuais vereadores e candidatos a reeleição em Balsas  podem ser pegos pela lei da ficha limpa, entre eles a presidente da câmara Deuzilene Barros, Messias Miranda e outros o pré-candidato. Pelo PRB Dr. Eric Augusto ainda desperta grande interesse na população da cidade, mais o mesmo mantém-se no anonimato sem deixar claro se será ou não candidato. De acordo com levantamentos de intenção de voto, Dr. Eric aparece com 17% das intenções de votos.

Obras que te quero bem

O prefeito de Bbalsas Chico Coelho começou a realização de varias obras pelo município, dentre eles o asfaltamento dos bairros CDI e São Francisco, sendo designados 8km de asfalto para os dois bairros. Reivindicações essas feitas pelo pré-candidato a vereador e amigo do prefeito Daniel cruz (PSC), que pelo visto está bem aos olhos do atual prefeito.