quinta-feira, 14 de março de 2013

Pesquisador fala sobre transmissibilidade e tratamento de sementes


O tratamento de sementes é muito indicado para reduzir aos mais baixos níveis a introdução de plantas invasoras, pragas e doenças, obter altos rendimentos e assegurar um stand uniforme. Pensando na transmissão de informações qualificadas acerca deste tema ao público ligado ao agronegócio, o Clube Phytus produziu um vídeo com o PhD em fitopatologia e pesquisador do Instituto Phytus, Ricardo Silveiro Balardin, com o tema “Transmissibilidade e tratamento de sementes”.

No vídeo, o pesquisador aborda as possibilidades de transmissão dos patógenos que estão localizados na semente ou no solo para a planta de soja. Balardin mostra dois exemplos de soja, uma com 25 dias e outra em estádio R4. Em ambas as plantas, as folhas baixeiras estão com muitas manchas. Segundo Balardin, “o papel da transferência do inóculo da semente para a planta é muito importante. Com o passar do tempo, vai subindo para a planta e ocasionando, nos estádios R5.2 e R5.3, muitas doenças”.

O material alerta para a importância do tratamento de sementes, da qualidade das sementes e do inóculo disponível no solo que dará inicio a um processo de epidemia que começa cedo, mas que se manifesta bem mais tarde. Assista ao vídeo gratuitamente através do endereço www.clubephytus.com. No site, ainda é possível encontrar diversos materiais sobre tratamento de sementes.

Para mais informações entrar em contato com:

Jornalista Ana Laura Paraginski
Jornalista Daiane Köhler
(55) 3225.4284 – (55) 3028-4284
Celular: (55) 8404-8630

Nenhum comentário: