segunda-feira, 8 de julho de 2013

Esperantina (To). A esperança de dias melhores.

Esperantina é um município localizado no extremo norte do estado do Tocantins, entre os rios Araguaia e Tocantins, na área geográfica denominada "Bico do Papagaio". Distante 680 km de Palmas, o município foi criado em 05 de outubro de 1989. A emancipação política ocorreu em 10 de fevereiro de 1991, através da Lei Estadual nº 251/91. Porém sua povoação começou por volta de 1974, quando chegaram à região os senhores Felipe da Silva Ribeiro e Vitoriano da Silva Ribeiro, os quais se agradaram do local e fixaram residência à margem da “Lagoa da Cota”, rodeada de terras férteis e viçosas, devolutas do Estado de Goiás na época.
Natureza de significativa biodiversidade, representados pelo cerrado e pela floresta amazônica e por ser uma região rica em caça, pesca e próspera para agricultura, atraiu moradores de outras regiões como  Maranhão, Pará, Piauí, Alagoas e Bahia.

Hoje, Esperantina conta com uma população de 8.134 habitantes, apesar de ser um município apropriado para agricultura e pecuária o que se tem visto nos últimos anos foram muitos moradores deixando a cidade, alguns que vieram de longe estão voltando para a terra natal outros vão à busca de novas oportunidades. A cidade é pacata e de povo hospitaleiro o comercio continua pequeno enquanto muitos esperam que o município volte a cresce principalmente na geração de emprego e renda e aposta no cultivo da agricultura familiar, criação de rebanho e na pesca.

Nenhum comentário: