sábado, 22 de junho de 2013

VÂNDALOS DA CORRUPÇÃO E DA IMORALIDADE NA POLÍTICA

Por Geraldo Almendra

Um dos maiores estímulos à violência nas manifestações consiste na revolta quase incontida da sociedade contra a garantia da impunidade para os corruptos e seus cúmplices.
 Enquanto manifestantes levam tiros da polícia repressora, apanham, e são presos, os condenados da gang dos 40 esperam pacientemente sua libertação pela derrota da Justiça. A provável aprovação da PEC 37 por um parlamento subornado pelo mensalão, por si só, é um motivo para que a sociedade saia às ruas para destituir essa classe política nojenta e corrupta criada na sombra da Fraude da Abertura Democrática. Que ninguém espere uma ação das Forças Armadas contra a revolta popular diante da degeneração moral do poder público, muito menos a pedido desse desgoverno fascista.
O mais provável é o contrário, as Forças Armadas ficarem ao lado dos que se revoltam, diante da perseguição e humilhação que nossos soldados estão sendo vítimas há mais de 20 anos, sendo sistematicamente chamados de “milicos de merda” no submundo do prostíbulo da corrupção da política no país, enquanto centenas de terroristas e seus cúmplices, que lutaram contra o regime militar e assassinaram mais de 120 civis e militares, são indenizados com valores inaceitáveis e ainda recebem pensões vitalícias, a maioria virando aposentados ricos, enquanto nossos quartéis vivem à míngua de recursos para sua manutenção.
Já não contam mais os meios. O Brasil precisa se livrar da canalha que toma conta dos podres poderes da República e, cada vez menos, importa a forma como isso precisa ser feito. A covardia precisa ser superada pelo patriotismo e pelo respeito ao futuro dos nossos filhos e de suas famílias.
A sociedade tem a responsabilidade de lutar contra a continuidade de um impune genocídio que ceifa a vida de mais de 50 mil cidadãos por ano como consequência direta do roubo do dinheiro público. Se alguns ou muitos de ambas as partes morrerem na batalha nas ruas – e eu sou um voluntário  –  isso fará parte da luta necessária para livrar o país dessa classe política sórdida e de seus cúmplices, os esclarecidos canalhas.
Não importa a forma, mas a sociedade precisa combater duramente a destruição do Ministério Público, uma das poucas instituições, mesmo com limitações impostas pelo sórdido corporativismo do poder judiciário, que tem se manifestado a favor da correta aplicação da justiça nas suas ações contra a absurda degeneração moral do poder público. A PEC 37 é um golpe fascista contra o poder Judiciário que ficará definitivamente refém dos terroristas do fascismo petista, dos corruptos e de um Parlamento subornado pelo mensalão.
A sociedade enganada durante mais de vinte anos, pelas falsas promessas de um país melhor e mais justo, tem, na verdade, sido manipulada sistematicamente por estelionatos eleitorais, demonstrando uma paciência que já se mostrava na fronteira da covardia e omissão coletivas, mas agora quebradas pelas manifestações em todo o Brasil.
Enganam-se aqueles desse jornalismo marrom cúmplice de desgovernos rigorosamente corruptos que, por ignorância ou má fé, têm divulgado que as manifestações são apenas devido a aumentos de passagens na casa dos centavos. Enquanto a imprensa mundial estampa que as manifestações têm a sua maior motivação em protestos contra a corrupção e contra os irresponsáveis e inconsequentes gastos com preparação do país para sediar competições esportivas internacionais, a maior parte da imprensa do nosso país se concentra em qualificar a perda de paciência de uma parte da população, de maneira simplista, qualificando os protestos como vandalismo.
Os escândalos de corrupção têm virado história no dia seguinte para a maior parte desse jornalismo marrom cúmplice da escravidão do país aos fascistas que tomam conta do poder, enquanto a preocupação agora dessa gente sórdida é tentar desqualificar as manifestações pelos atos de violência de poucos, violência essa que começa a tomar sentido pela absurda impunidade que toma conta do país. 
Na verdade o que os esclarecidos canalhas e os corruptos estão sentindo é muito medo do agravamento da revolta da sociedade contra esse Covil de Bandidos chamado de poder público, em todas as suas instâncias: federal, estadual e municipal. O exemplo recente mais marcante da esbórnia da corrupção no país são os gastos bilionários – de portas abertas com a corrução na construção de estádios – com competições esportivas, enquanto a educação continua um caos, a saúde pública matando em vez de salvar, a falta de saneamento provocando epidemias em todo o país, e a segurança pública virando uma piada de péssimo gosto.
Apenas uma ressalva ao mérito das manifestações: que seja duramente rejeitada a utilização da revolta popular para fins eleitorais por essa classe política que já perdeu a razão de sua existência no país e deveria, majoritariamente, estar na prisão, por cumplicidade, omissão ou participação no holocausto moral que tomou conta do país conta do país durante a Fraude da Abertura Democrática, um projeto de poder que enriqueceu as oligarquias e as burguesias públicas e privadas cúmplices da degeneração moral do poder público.
O Brasil perdeu o rumo e está nas mãos de bandidos. Somente uma Junta Civil-Militar poderá salvar nosso país da destruição moral, social e econômica. A estrondosa vaia para a presidente em um estádio como mais de sessenta mil torcedores demonstra que a sociedade ficou cansada de ser manipulada pelos desgovernos petistas e seus cúmplices.
Precisamos destruir o Circo do Retirante Pinóquio para não mais sermos tratados como idiotas, palhaços e imbecis pela gang chefiada pelo maior gangster da história da política do país, enquanto trabalhamos mais de cinco meses por ano para sustentar esse covil de bandidos chamado de poder público.

sábado, 15 de junho de 2013

Limpeza visual nas ruas de Imperatriz

Falta de consciência ambiental e a ideia pré-concebida de que o que é público não tem dono, e que nela se pode fazer o que bem entender está fazendo e vai fazer com que algumas empresas e pessoas relutem em não aceitar a ação da prefeitura, através da defesa civil em retirar as placas de propaganda, diga-se de passagem, exageradas das ruas.
Esta não é uma ação isolada e única do governo de Imperatriz, tantas outras cidades brasileiras já fizeram e estão fazendo e o maior exemplo foi em São Paulo, onde a Lei Cidade Limpa, entrou em vigor em janeiro de 2007, na gestão do então prefeito Gilberto Kassab (então DEM, hoje PSD). Uma ação que foi contra todos os lobbies de empresas de outdoor, proprietários de lojas, restaurantes e todo tipo de estabelecimentos com grandes letreiros na frente. A prefeitura conseguiu a aprovação da lei na Câmara Municipal e limpou a cidade mais afetada pela poluição visual no país.
Aqui, também não vai ser muito diferente, alguns do tipo “sabes com ta falando”, vão gritar, chorar, espernear, tentar ate se rasgar. Mas cabe ao governo se manter firme se quiser moralizar. Na realidade, todo governo deveria fazer jus ao lema da nossa bandeira, “Ordem e Progresso”. É impossível haver progresso sem ordem.

A poluição visual é o limite a partir do qual, o meio não consegue mais digerir os elementos causadores das transformações em curso, e acaba por perder as características naturais que lhe deram origem. 


De acordo com Lei 6.938/81 em seu Art. 3º, III, alínea d, como a “… degradação da qualidade ambiental resultante de atividades que direta ou indiretamente… afetem as condições estéticas e ou sanitárias do meio ambiente;”. Pode-se concluir então que a poluição visual se encaixa perfeitamente, constituindo-se um dano ao meio ambiente pelo excesso de publicidade.
Com relação a nossa cidade, não se trata tão somente de placas com letreiros, mas, temos outros tantos itens dos quais a Defesa Civil, meio-ambiente, secretaria de transito devem tratar e corrigir. Já que é pra organizar e por moral nesse troço, eis algumas outras sugestões:
·         Placa em postes de iluminação das vias publica (utilizado principalmente pelas construtoras);
·         Comércio nas calçadas (ambulantes e lojistas);
·         Mesas de bares e restaurantes nas calçadas;
·         Matérias de demolição nas calçadas;
·         Faixas de rua (este aqui tem que começar pela própria prefeitura);
·         Estacionamento em fila dupla;
·         Caminhões de grande porte transitando pelas ruas do centro no horário comercial.
·         Caminhões descarregando mercadorias, estacionados em fila dupla;

De acordo com a defesa civil as Av. Getúlio Vargas e Dorgival Pinheiro de Sousa já foram concluídas e na segunda começa o trabalho de retira das placas da Rua Ceará e posteriormente Bernado Sayão.















Quando mencionei que iria escrever sobre o assunto, uma pessoa me fez um questionamento, será que vão tirar o letreiro a placa da Capri Seminovos, empresa de propriedade do Grupo Jorge Batista, do qual tem como sócio o atual Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Sabino Costa. Ora se é pra moralizar, e como o próprio Chico do Planalto mencionou que estão faltando apenas às placas de LED e as de maiores porte, prefiro acreditar que de tal ação predominará o principio da administração pública, chamado isonomia onde diz que:
 “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza...” (art. 5º da Constituição Federal).


Os letreiros pelos tamanhos exagerados e pela falta de harmonia de anúncios, logótipos e propagandas numa disputa acirrada tendem a degradar o aspecto urbanístico. Alguns municípios baixam normas contra a poluição visual, não somente quanto a retirada de letreiros, mas também determinando uma padronização quanto as fachadas das lojas a fim de tornar a cidade mais harmônica. Este último é outro desafio, mas o primeiro passo já foi dado. Que independente das lamúrias, ações como estas possam vir a galope. Parabéns ao governo através da superintendência de defesa civil pela coragem.













terça-feira, 11 de junho de 2013

VIVA CIDADÃO de Imperatriz – melhorias e satisfação.

A Central Integrada de Atendimento Viva Cidadão, órgão estadual vinculado à Secretaria de Estado dos Direito Humanos, Assistência Social e Cidadania-SEDIHC, foi criado pelo Decreto nº15. 611/97, sob regime especial de autonomia relativa. Com a missão de “Fortalecer o exercício da cidadania, facilitando o acesso da comunidade a ações de qualidade na prestação de serviços públicos”. O objetivo do Viva Cidadão é estabelecer e manter novo padrão e modelo de prestação dos serviços públicos oferecendo ao cidadão, atendimento de qualidade com rapidez e conforto, tudo reunido em um só espaço físico, com representações de diversos órgãos e entidades, a fim de atender a demanda de serviços da comunidade.
O Viva Cidadão foi estruturado a partir dos requisitos da norma ISO, visando atender as exigências Gerenciamento e Operacionalização de seus processos de trabalho. Possui um sistema permanente de acompanhamento e avaliação de todas as suas ações para corrigir e prevenir possíveis falhas ou distorções, potencializando os resultados das áreas de Gestão e da prestação de serviços, sendo assim certificado com o ISO 9001:2008, de Qualidade no atendimento, conforme a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Unidade de Imperatriz - Inaugurada em 2000, a Central de Atendimento Integrado do Viva Cidadão Unidade Imperatriz está localizada na segunda cidade mais populosa do estado, é o maior entroncamento comercial, energético e econômico do estado, sendo ainda o segundo maior centro populacional, econômico, político e cultural do Maranhão e possui um posicionamento estratégico.
Dessa forma o Viva Cidadão consegue através da central de atendimento oferecer serviços de qualidade aos municípios próximos a Imperatriz assim como os da divisa com o Tocantins. O VIVA de Imperatriz presta vários serviços a população como por exemplo:
AGENCIA DO TRABALHO - Emissão de RG (1ª e 2 ª segunda Via), Emissão de (1ª e 2 ª segunda Via), alteração, continuação de CTPS, RG (1 ª e 2 ª segunda Via)
TER – Emissão de titulo, segunda via, transferência Revisão, Certidão negativa, consulta. Observando que o VIVA Imperatriz nesse quesito atende as cidades de Davinópolis, Vila Nova dos Martírios, São Pedro D´água Branca.
DETRAN – 1 ª e 2 ª via da CNH, renovação funcional, mudança ou adição de categoria, averbação da CNH e do candidato, marcação de prova técnica, emissão de extratos de infração e emissão de fotos digitais.

COORDENAÇÃO – o VIVA de Imperatriz tem sob seu comando a Sra. Liane Maria Araujo Costa Aires, formada em comunicação social com habilitação em relações Humanas, o que contempla exatamente aquilo que o VIVA cidadão se propõe que é trabalhar com o povo e para o povo.

A unidade passou por reformas, principalmente no aspecto físico, que estão refletindo positivamente aos olhos dos usuários. Hoje, não há sequer uma reclamação quanto ao conforto e climatização. Novas centrais de Ar condicionado, todas com capacidade superior as anteriores foram instaladas. Também foi adotado um novo layout que melhorou consideravelmente a visibilidade dos postos de atendimento, além de gerar a sensação de amplitude.

Novos serviços foram disponibilizados como: emissão de CTPS, totalmente informatizada, liberação do quantitativo de RG´s para 1 ª e 2 ª VIA, sendo o VIVA o único órgão a emitir esse documento. Com a inclusão do serviço de CTPS, os jogos escolares e a necessidade de justificar votação eleitoral consequentemente aumentou a procura por emissão de RG e CPF.
Quem procura o VIVA CIDAÇÃO de Imperatriz hoje, percebe os reflexos positivos dessas novas mudanças. De acordo com a gestora da unidade, Sra. Liane Aires, o objetivo foi tornar o espaço mais agradável, com maior acessibilidade aos usuários e mobilidade aos colaboradores. E o reflexo dessas novas ações é visível como redução de reclamações e aumento no quantitativo de atendimento.

Segundo a supervisora de postos de atendimento Sra. Brasil, as mudanças não só proporcionaram a melhoria nos pontos de atendimento para os usuários como também refletiram em maior comodidade para os colaboradores como, por exemplo, as novas bancadas com novos padrões ergonômicos que refletem em maior produtividade. A sra. Brasil, afirma ainda que, com o novo layout, o VIVA  vem atender um de seus quesitos que é o trabalho com transparência ao cidadão.

A César o que é de César... 

Estive pessoalmente na Unidade para tirar uma nova RG e os aspectos positivos são visíveis, visão ampla do local, agilidade no atendimento, predisposição das pessoas no atendimento, o que particularmente considero primordial. Parabéns ao VIVA de Imperatriz, a Coordenadora Liane Aires, a supervisora Sra. Brasil pelas informações e a equipe pelo brilhante trabalho com que vem desenvolvendo e QUEBRANDO o velho paradigma de que órgão público não atende bem.

Profissões do Futuro

Especialistas apontam quais são as profissões do Futuro

Por: Luís Celso Jr., Gazeta do Povo Online

Quais são as profissões que estão mais valorizadas pelo mercado de trabalho hoje? E daqui a três, quatro anos, quando chegar ao fim a graduação, elas ainda serão as mais procuradas pelos empregadores? E quais as áreas em que os profissionais enfrentarão dificuldades para encontrar emprego?

Essas com certeza são algumas das muitas perguntas que passam pela cabeça dos vestibulandos na hora de escolher um curso superior. Especialistas consultados pela Gazeta do Povo Online afirmam que é difícil prever o futuro, mas é possível indicar tendências.
Uma pesquisa ouviu representantes de 415 empresas em todo o país e analisou 128 profissões com as melhores chances até o ano de 2015.

Profissões do futuro até 2015
·         Engenheiro de Petróleo
·         Engenheiro ambiental
·         Técnicos em produção, conservação e de qualidade de alimentos
·         Ajudantes de obras civis
·         Analistas de sistemas computacionais (TI)
·         Trabalhadores da fabricação de cerâmica estrutural para construção
·     Técnicos de produção de indústrias químicas, petroquímicas, refino de petróleo, gás e afins
·         Técnicos em fabricação de produtos plásticos de borracha
·         Técnicos florestais
·         Técnicos em manipulação farmacêutica

Mesmo assim, não há consenso sobre quais são as profissões do futuro. Dos consultores de carreira e profissionais de empresas de recursos humanos que foram consultados, alguns apontam profissões pontuais, outros fazem levantamentos estatísticos e revelam caminhos.

Também há os que não acreditam ser possível esse tipo de previsão, em razão das constantes mudanças do mercado, e os que apostam que o que realmente importa não é a área, e sim uma boa qualificação. No entanto, todos dizem que, seja qual for o futuro, é necessário estar bem preparado para ele.

Thainá Noda Vendrami, 17 anos, é uma dessas estudantes que ainda está em dúvida sobre para qual curso fazer o vestibular, mas conta que a valorização da profissão conta bastante.  “Por mais que muitas pessoas digam que não influencia, o quanto vou ganhar é, sim, uma preocupação”, diz. Fazendo cursinho preparatório no Dom Bosco, em Curitiba, conta que está atualmente entre os cursos de Publicidade e Propaganda, Relação Pública e Desenho Industrial. 
Mas no ano passado, quando terminou o Ensino Médio, queria Medicina Veterinária. “Estou ponderando bastante sobre o mercado e trabalho. Mas quero algo compatível com minhas vocações”, diz.

Consultoria profissional

Para a analista e consultora profissional Lígia Guerra, as profissões relacionadas ao meio ambiente e aos recursos naturais já estão sendo valorizadas hoje, e é uma boa aposta para o futuro. “Profissões como Agronomia, Engenharia Ambiental, Engenharia de Petróleo e Gás Engenharia Hídrica devem ter um mercado aberto por mais 10 ou 15 anos”, diz. 
Além disso, com a crescente necessidade de comunicação internacional, os profissionais de letras também devem ser valorizados. “É a globalização. As pessoas precisam se comunicar, e as línguas mais exóticas, como o próprio mandarim [chinês] estarão muito em alta”, conta.
O lazer também já está ganhando terreno no mercado de trabalho na opinião da consultora. Cinema e Vídeo, além das profissões que se envolvem com a área editorial, devem crescer ainda mais. “Nunca se deu tanto valor ao lazer como hoje”. 
As pessoas têm cada vez menos tempo livre e querem aproveitá-lo fazendo o que gostam”, diz Lígia. A consultora também aponta as profissões que envolvem tecnologia, como telecomunicações e Ciência da Computação
Em baixa, estariam áreas que hoje já possuem um excesso de profissionais. “Psicologia, Jornalismo, Odontologia e Marketing, por exemplo, são áreas que estão com muitos profissionais no mercado. Não quer dizer que não haja vagas, mas os profissionais serão cada vez mais exigidos para ocupar esses postos de trabalho”, diz.

Levantamento e tendências.

Baseado em um levantamento feito nas 14 regionais, a gerente da setorial do Grupo Foco no Paraná, Maria Cristina Hilário, aponta que no país estão em alta às engenharias, em todas as modalidades. “Isso se deve principalmente pelo crescimento econômico, a expansão de mercados internacionais, como o da China, e outros fatores”. 
Acreditamos que teremos uma boa demanda destes profissionais pelos próximos anos. “Além disto, há uma carência nesta área em função de que nos últimos anos estes profissionais foram muito direcionados para mercado financeiro e administrativo, por possuírem forte bagagem em organização, cálculos e projeções”, explica.
As profissões de Tecnologia da Informação (TI) também foram um ponto em comum em todas as regionais. “Há uma grande necessidade de agilidade nos processos e controles da informação. Além disso, há crescimento de demanda na área de serviços, que implicam em formação técnica com habilidades de relacionamento com os clientes”, diz. Além disso, há uma demanda crescente na área de Inteligência de Mercado. “É uma área que não implica necessariamente em uma formação específica”. Pode ter formação em Administração, Engenharia, Marketing, entre outros.
 ”Ela vem sendo solicitada em função de estabelecer e firmar as marcas das empresas tanto em mercados nacionais quanto internacionais”, explica. Não foram apontadas as profissões que estariam em baixa no mercado de trabalho.

Imprevisível
Segundo Sergio Cesarino, diretor executivo do Grupo Catho em Curitiba, o futuro do mercado de trabalho é imprevisível, pois há constantes mudanças, cada vez mais rápidas, que impedem um prognóstico para daqui a cinco ou 10 anos.  “Isso é um exercício de futurologia com grandes chances de dar errado”. Como exemplo posso dizer que há 10 anos ninguém conseguiu prever que a demanda por profissionais da área de Tecnologia da Informação seria tão grande neste momento. 
“Como o Brasil hoje está se tornando um grande exportador de serviços de TI, ao lado da Índia e China, profissionais experientes nessa área e com total domínio do inglês estão em falta no mercado”, diz.
Portanto, para Cesarino, hoje, estão em alta profissões como Engenheiros, Geólogos e Arquitetos, em razão do momento pelo qual está passando o país. “O Brasil passa por um momento de crescimento econômico e as necessidades de expansão da capacidade produtiva e de infra-estrutura se fazem presentes”, diz. “Também nota-se demanda em alta das profissões que lidam com a saúde e alimentação da população, além de especialistas em meio ambiente e ecologia”, completa.
Ainda de acordo com Cesarino, outra área muito requisitada sempre é de Propaganda, Marketing e Vendas, na qual se pode incluir também Comércio Exterior. “Quanto maior é a demanda por produtos e serviços, mais as empresas precisam de profissionais que saibam atingir o público-alvo e aumentar sua lucratividade”. Ele também aponta que Administração, Economia, Direito Empresarial e Internacional são profissões “aquecidas”. “Isso se deve ao aumento do número de empresas na Bolsa de Valores e a necessidade das organizações competirem em um mercado globalizado”, explica.

Relativização
Já Marcos Schlemm, consultor sênior da Acta – Educação, RH e Carreira, alerta que mesmo analisar o presente é difícil num país como o Brasil. “Aqui temos algumas ilhas de desenvolvimento no setor empresarial, como a automotiva e aeronáutica, mas em outras áreas estamos muito aquém do que seria ideal”, diz. “Isso se reflete na demanda de profissionais que, numa economia como a nossa, deveria ser muito maior”, completa.
Para ele, as áreas de novas tecnologias são realmente promissoras. No entanto, não há como não notar um grande nível se subempregos entre engenheiros. “Mais importante do que apontar áreas, talvez seja dizer que as pessoas devem seguir suas vocações”.
Esse negócio de tendência de mercado é uma coisa perigosa. Se o profissional se fiar somente nisso, corre o risco de não ser feliz em sua profissão”, diz. “O mais importante é fazer bem feito. “Os profissionais bem qualificados são os que conseguem espaço na sua atividade”, completa.
Além disso, há uma demanda crescente na área de Inteligência de Mercado. “É uma área que não implica necessariamente em uma formação específica”. Pode ter formação em Administração, Engenharia, Marketing, entre outros.  “Ela vem sendo solicitada em função de estabelecer e firmar as marcas das empresas tanto em mercados nacionais quanto internacionais”, explica. Não foram apontadas as profissões que estariam em baixa no mercado de trabalho.


Como se preparar.

Todos os especialistas consultados concordam que é muito importante estar bem preparado para o futuro, seja qual for. E para isso, é necessário nunca parar de se qualificar. “A única certeza que tenho é que em qualquer profissão que escolherem não poderão nunca mais parar de estudar.

Os profissionais precisarão estar cada vez mais bem preparados, uma vez que estarão competindo em um mercado globalizado e de mudanças cada vez mais velozes”, diz Sergio Cesarino, diretor executivo do Grupo Catho em Curitiba.
Ainda de acordo com Cesarino, serão criados cada vez mais cursos e profissões novas e, ao mesmo tempo, cada profissional deverá saber cada vez mais sobre outras áreas. “A tendência é de sinergia e fusão de várias áreas do conhecimento humano como ciência, tecnologia, sociologia, filosofia e arte”, explica. “O que está em baixa hoje é o profissional pouco preparado, com conhecimento específico, sem domínio de línguas estrangeiras e que queiram trabalhar apenas em grandes centros. Nenhuma profissão por si só está em baixa”, completa.
As dicas de Cesarino para os estudantes são simples. A primeira é sobre outros idiomas: “Para todas as profissões, em quase 100% dos casos, só os profissionais que falem pelo menos uma língua estrangeira é que terão chances de sucesso”, diz. 
A segunda é sobre a formação: “Recomendo que os estudantes iniciem sua preparação de nível superior pelo curso que acharem mais adequado às suas habilidades e interesses. [...] O mais importante não será a graduação, mas a certeza que não poderão parar de estudar e se aperfeiçoar nunca”, completa.
Marcos Schlemm, consultor sênior da Acta – Educação, RH e Carreira, também atenta para o fato de que a graduação é apenas um ponto de partida. “O mercado olha muito para as competências. Por exemplo, o profissional deve ser flexível, ter capacidade de adaptação e conhecer outras línguas”, explica.
“O bom profissional hoje é muito distante do bom profissional do passado. Hoje é necessário comunicar, ser pró-ativo, e ter uma vida pessoal em equilíbrio. O fato de não praticar esportes, por exemplo, pode influenciar no desempenho do profissional”, afirma a analista e consultora profissional Lígia Guerra.  “Outro fator a se levar em conta, é que hoje se pensa em um papel social do trabalho. É aquilo que dá sentido para nossa atividade, um significado. É o amor por isso que nos faz ir além do que aprendemos na faculdade por vontade própria”, completa.

Mercado global

Outro fato atentado pelos especialistas é que o profissional hoje não é mais local, e sim global. Além de conhecer outros idiomas é necessário ter disponibilidade. “Não é possível mais ficar limitado ao seu bairro. A concentração de profissionais em certos centros gera muito desemprego. Em muitos casos, o deslocamento para outra região pode ajudar a garantir o trabalho”, diz Marcos Schlemm, consultor sênior da Acta – Educação, RH e Carreira. “O brasileiro é um dos povos menos móveis do mundo. Daqui para frente será cada vez mais difícil ficar fixo num local”, completa.
Sendo assim, conhecer o mercado de trabalho em outras regiões pode ser um ótimo começo. 

Abaixo, segue parte do levantamento elaborado pelo Grupo Foco sobre as profissões que estão em alta no país, por região.


REGIÃO PARANÁ (sede em Curitiba): • Áreas em alta: Controladoria, Logística, Suprimentos, Engenharia, Comerciais e Atendimento ao Público, Inteligência de Mercado/Marketing e Tecnologia da Informação; • Cursos em alta: Ciências Contábeis, Engenharias em geral, Informática, Administração, Marketing; • Obs.: Vagas na área de Tecnologia da Informação, busca crescente de profissionais recém-formados para serem desenvolvidos.


REGIÃO NORTE (sede em Belém): • Área de Engenharia Mecânica, Civil, Elétrica e Mecatrônica; • Sistema de Tecnologia (com formação técnica, Eletromecânico, por exemplo) e instrumentalização; • Saúde, pois as cidades estão crescendo e precisam desta estrutura.


REGIÃO CENTRO OESTE (sede em Brasília): • Engenharia Civil, de Produção e Eletrônica; • Tecnologia voltada para Informática; • Obs.: Regiões com grandes desigualdades de demanda. Enquanto no Centro – Oeste há uma forte planta industrial, a região Norte é pouco explorada.


REGIÃO INTERIOR DE SÃO PAULO (sede em Campinas): • Engenharia (Mecânica, Elétrica e Mecatrônica); • Outras áreas muito requisitadas: área administrativa, financeira, recursos humanos e formações técnicas.


REGIÃO SÃO PAULO (sede capital): • Engenharia; Construção Civil (parte de hidráulica), Mecânica, e outras.


REGIÃO RIO DE JANEIRO (sede capital): • Engenharia voltada para mineração (sedes da Votorantim e Vale, entre outras); • Áreas de logística, compras, ferrovias.


REGIÃO ESPÍRITO SANTO (sede Vitória): • Áreas técnicas e Engenharia (investimento das empresas Petrobrás e Vale) • Construção Civil em tendência de aumento.


REGIÃO SUL (sede Porto Alegre): • Tecnologia da Informação (Ciências da Computação, Analista de Sistema, entre outros); • Engenharia Civil, Elétrica, Mecânica, entre outras; • Setores da Indústria, Serviços e Construção Civil.


REGIÃO NORDESTE (sede em Salvador): • Construção Civil, Engenharia Elétrica, Mecânica e Química; • Administração; • Setor Industrial.

sábado, 8 de junho de 2013

Universidade CEUMA lança novo Mestrado Profissional

A Universidade Ceuma anunciou o lançamento de seu terceiro Mestrado Profissional, na área de Gestão em Saúde, reconhecido e avaliado pela CAPES e credenciado pelo Conselho Nacional de Educação. O Mestrado em Gestão de Programas e Serviços de Saúde abriu com inscrições até o dia 30 de junho. O curso oferecerá 12 vagas distribuídas nas duas linhas de pesquisa do programa: Serviços e Programas de Saúde e Ações de Vigilância em Saúde.
Além de atender à crescente demanda da sociedade, para qualificação de profissionais, que possam atuar na Gestão do Sistema de saúde brasileiro, o curso procura dar formação científica aos alunos para que possam objetivamente, com o uso dos métodos científicos das atuais conquistas da Ciência, resolver problemas da sociedade brasileira, especificamente na gestão do sistema de saúde. Busca também transferir conhecimento científico gerado na Universidade, no campo da Medicina, Saúde, Economia e da Administração, para a sociedade brasileira. O corpo docente é constituído por pesquisadores qualificados em renomadas Universidades do País e do Exterior e com experiência nas diversas áreas da Saúde.
A coordenadora do novo Mestrado, Prof. Dr. Cristina Loyola, destacou que o Estado do Maranhão apresenta indicadores de Saúde abaixo da média apontada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) frágil e percentual expressivo da população vivendo em situação de miséria. Também um quadro de persistência em relação a algumas doenças como leishmaniose, tuberculose e hanseníase, esta última já considerada erradicada em alguns Estados do Brasil. “Com recursos eventuais historicamente, necessitamos de bons gestores em Saúde, que compreendam esta multifacetada composição étnica do estado (quilombolas, ciganos e índios) e seus valores próprios, inclusive os de saúde. Não existe no Maranhão nenhum programa de Pós Graduação profissional, reconhecido pela CAPES na área de gestão em Saúde”, ressaltou.
Segundo o Pró-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Prof. Dr. Valério Monteiro, esta nova modalidade de Pós-Graduação StrictoSensu é regulamentada pela Portaria Normativa n° 17, do Ministério da Educação (MEC), de 28 de dezembro de 2009. De acordo com essa norma, o mestrado profissional possibilita: I – a capacitação de pessoal para a prática profissional avançada e transformadora de procedimentos e processos aplicados, por meio da incorporação do método científico, habilitando o profissional para atuar em atividades técnico-científicas e de inovação; II – a formação de profissionais qualificados pela apropriação e aplicação do conhecimento embasado no rigor metodológico e nos fundamentos científicos e III – a incorporação e atualização permanentes dos avanços da ciência e das tecnologias, bem como a capacitação para aplicar os mesmos, tendo como foco a gestão, a produção técnico-científica na pesquisa aplicada e a proposição de inovações e aperfeiçoamentos tecnológicos para a solução de problemas específicos. “O seu principal objetivo é o de formar recursos humanos qualificados para o exercício da prática profissional avançada e transformadora de procedimentos. Desta forma, pretende-se atender a demandas específicas para o desenvolvimento do Estado”, frisou.
A seleção para o Mestrado consistirá nas seguintes etapas: prova teórica, prevista para o dia 05 de julho de 2013, análise de currículo, no período de 8 a 19 de julho, entrevista e arguição do projeto de pesquisa, de 22 a 26 de julho, a prova de inglês, agendada para o dia 29 de julho e o resultado que será divulgado no dia 2 de agosto.
Os alunos aprovados poderão efetuar a matrícula no Programa de Pós- Graduação em Gestão de Programas e Serviços de Saúde, no período de 12 a 16 agosto de 2013. As aulas terão início no dia 22 de agosto de 2013 e serão ministradas de acordo com o cronograma a ser fornecido após a matrícula.
As inscrições serão realizadas em dias úteis de segunda à sexta-feira, no horário das 10h às 12h e das 14h as 18h30, na Secretaria Geral da Pós- Graduação, localizada no bloco CEUMA I, na Rua Josué Montello, nº 01, bairro Renascença II, em São Luís -MA. Alternativamente, os candidatos residentes em outras cidades poderão enviar toda documentação pelo correio (somente através de carta registrada ou Sedex), desde que a data de postagem não exceda ao último dia de inscrição (29/06/13).


sexta-feira, 7 de junho de 2013

MUNICÍPIOS MARANHENSES DEBATERÃO O TEMA RESÍDUOS SÓLIDOS NA CONFERÊNCIA DO MEIO AMBIENTE EM CAXIAS

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão (Sema) vai realizar, no dia 11 de junho (próxima terça-feira)a partir das 7:30h, naDiocese de Caxias, no Centro de Treinamento, na Rua Aarão Reis, nº1.782, Morro do Alecrim, em Caxias, a sétima etapa regional da Conferência Estadual do Meio Ambiente
Estão sendo esperados para o evento representantes de diversos segmentos sociais, indígenas, integrantes de organizações não governamentais, de movimentos sociais, de entidades, empresas, instituições de ensino e pesquisa, além de representantes do Ministério Público e dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário que discutirão a “Gestão de Resíduos Sólidos no Maranhão” em seus subeixos: Produção e Consumo Sustentáveis, Redução dos Impactos Ambientais, Educação Ambiental e Geração de Emprego e Renda. Eles foram mobilizados em onze municípios: Aldeias Altas, Alto Alegre do Maranhão, Buriti Bravo, Caxias, Codó, Coroatá, Matões, Parnarama, São João do Sóter, Timbiras e Timon.
A expectativa é de que em Caxias sejam eleitos trinta e quatro (34) delegados. Eles deverão participar da IV Conferência Estadual do Meio Ambiente, marcada para o período de 3 a 5 de setembro de 2013, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, em São Luís. Para concorrerem às vagas de delegado os representantes dos segmentos sociais dos municípios devem apresentar uma carta de indicação e comparecer às conferências de suas respectivas regionais.

Programação da Conferência Regional do Meio Ambiente em Caxias:
           7:30h às 09:30 h – Credenciamento;
          8:00h às 09:00 h – Abertura;
          9:00h às 10:00 h –   Palestra sobre o tema  “Resíduos Sólidos”  e a sua relação com a Produção e o Consumo Sustentáveis, a Redução dos Impactos Ambientais e a  Educação Ambiental e Geração de Emprego e Renda (Secretário de Meio Ambiente do Município de Caxias, Ivanilson Pereira;
          10:15h às 10:45h – Leitura do Regulamento Interno da Regional e esclarecimento das dúvidas;
          10:45h às 11:00 h – Divisão dos Grupos de Trabalho nos subeixos: Produção e Consumo Sustentáveis, Redução dos Impactos Ambientais, Educação Ambiental e Geração de Emprego e Renda e explicação sobre a dinâmica da programação;
          11:00h às 11:30 h – Início das discussões pelos grupos de trabalho com a Leitura do Texto Base Estadual e as orientações sobre a formulação de propostas;
          11:30h às 12:30h – Intervalo;
          12:30h às 12:50h – Problematização e breve diálogo com convidados sobre a gestão de resíduos sólidos na perspectiva de seus setores de origem;
          12:50h às 15:30h – Discussão, elaboração e escolha das propostas pelos Grupos de Trabalho;
           15:30h às 15:55h – Votação das propostas oriundas dos Grupos de Trabalho pela plenária da Conferência Regional;
           16:00h às 16:15h - Apresentação das 20 propostas eleitas na Plenária da Conferência;
          16:15h às 18:00h – Eleição dos Delegados pela Plenária da Conferência;
          18:00h – Plenária Final da Conferência com a divulgação dos resultados da eleição de delegados;

A equipe da Sema estará chegando em Caxias no final da manhã de segunda-feira e poderá, na medida do possível, participar de entrevistas gravadas ou ao vivo na cidade. 

FONTES PARA ENTREVISTAS SOBRE O ASSUNTO:
·         Rafaella Jacob- Sub-coordenadora da Comissão Organizadora Estadual da IV Conferência do Meio Ambiente- (98) 8198-8059;
·         Marlla Fabiana de Sousa Gomes – Coordenadora da Conferência Regional de Caxias (98)-8701-3890 / 8102-1145;
·         Lorena Sabóya – Sec. Adjunta de Desenvolvimento Sustentável da Sema - (98) 9177-8861)


FONTE:  Assessora de Comunicação da Sema