Um
furinho aqui e ali, uma mancha, a falta de um botão. Para muita gente, esses
são motivos suficientes para aposentar uma peça de roupa. As amigas Bárbara
Santos, 21, e Ketlen Lima, 22, reinventaram o hábito das compras e
descobriram uma nova forma de atualizar o guarda-roupa. Cavucando raridades em
brechós, a dupla percebeu que em lugares mais improváveis é possível encontrar
tecidos, cores e modelos inspiradores - bastando apenas uma reforma e
customização para que ganhem novos ares. A ideia deu tão certo que não deu
outra: o negócio cresceu e as meninas abriram a loja virtual Queen Jane
(www.queenjaneloja.com), que em apenas dois meses já virou sucesso.
Do brechó ao site, capricho e trabalho árduo
As peças são feitas com tanto capricho que são disputadas
a tapa: cada “coleção” lançada leva, em média, uma semana para ser
completamente vendida.
Com um nome que homenageia uma música do cantor americano
Bob Dylan - ídolo da dupla-, Queen Jane tem como princípio apresentar uma moda
atemporal e sem rótulos, a partir de um conceito de sustentabilidade,
apreendido em aulas do curso de design. “Não fazemos roupas para tribos
específicas. É um site para quem gosta de coisas diferentes, exclusivas.
Tentamos aliar a nossa produção àquilo que aprendemos na faculdade, de
reaproveitar resíduos, resignificá-los”, consideram as meninas.
Dedicadas à universidade, as sócias se desdobram para
conseguir desenvolver um bom trabalho no site. A rotina de “empresárias” toma
bastante tempo. A média de visitas ao brechó para garimpar novas peças é de uma
vez ao mês. “A gente circula pelos brechós da cidade e compra peças únicas, no
varejo. Normalmente já levamos os itens para casa com uma ideia na cabeça.
Temos duas costureiras que nos dão apoio. Depois, a gente customiza. Fazemos
aplicações, enxertamos outros elementos. O acabamento, de fato, é por nossa
conta”, enfatiza Babi.
Apesar de sempre discutir bastante, a dupla é afinada na
hora de trabalhar. “A gente se desentende, mas sempre tem uma hora em que
concordamos. Somos perfeccionistas, gostamos de entregar um produto bem
finalizado aos clientes. Tanto que tivemos dificuldades de achar colaboradores
que tivessem esse cuidado. Por isso a gente se dedicou a estudar, entender um
pouco mais de costura e combinações”, conta Ketlen.
TODOS OS PÚBLICOS
O site é dividido em sessões: ‘Shorts & Calças’;
‘Vestidos & Saias’; ‘Blusas & Coletes’; ‘Blazers & Saias’. Por
enquanto, o site é exclusivo para o público feminino, mas com a chegada de um novo
parceiro, o também estudante de design Carlos Cavalcante, o projeto vai começar
a trabalhar moda masculina. “Convidamos o Carlos porque ele já colabora há
tempos e tem essa visão para o público masculino. A gente nunca conseguiu
enxergar muito bem essa possibilidade. Agora, a Queen Jane também vai chamar
atenção dos caras que têm estilo”, diz Babi. A primeira coleção masculina deve
ser lançada no final deste mês.
Nenhum comentário:
Postar um comentário