A relação empresa e consumidor massifica o que podemos chamar de base mercadológica. Desde os primórdios, o entendimento consolidou-se em aspectos empíricos, que vieram a torna-se fontes de estudos por grandes pesquisadores. Como conquistar o cliente? Como reter o cliente?Como saber o que ele pensa o que ele quer, o que ele deseja,necessita? Frisando-se sempre, que estas perguntas esperam ser afirmativas de sucesso, que desejo e necessidade, são totalmente distintos, mas obrigatoriamente iguais, na ferramenta mais essencial para a compreensão desta relação de serviço: O Marketing de Relacionamento. Marketing de Relacionamento, que diz ao cliente: Deseje a necessidade, necessite do desejo.
O foco mudou. A venda passa a ser detalhe. Fazer com o que o cliente torne-se consumidor, recebê-lo e realizar a manutenção desta relação, é o principal desafio, centrado nos estudos do Marketing de Relacionamento. Os estudos mercadológicos e de planejamento estratégico, voltados para solucionar a grande dificuldade de manter a fidelidade do cliente, passam a ser o pulsar de uma nova era. Tudo resume-se à fidelizar e reter. Os resultados, o retorno, são créditos conseguintes.
O Marketing de Relacionamento age na reeducação empresarial. E como toda relação apresenta um desgaste, a renovação e a reinvenção do novo são necessárias para que então, o consumidor possa olhar para sua empresa, e sinta vontade de voltar todos os dias, não somente pelo desejo, pela necessidade, mas acima de tudo, pelo fato de sentir-se bem, acima de qualquer preço.
*Texto extraído e adaptado do trabalho de conclusão de curso de uma das mais brilhantes mentes na arte de escrever PHELIPPE DUARTE SANTOS. Acadêmico concludente (2010) do curso de Administração da Unisulma que tive a honra de ser professor.
Um comentário:
Vilson, vc tem razão. O talento do Phelippe é fora do normal, sempre impressionando todo mundo. E eu vou estar sempre aqui apoiando e prestigiando o que ele faz de melhor. Filho, parabéns pelo texto. O melhor ainda estar por vir.
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