Idalberto Chiavenato diz que a administração é um fenômeno universal no mundo moderno. Cada instituição seja ela pública ou privada, requer tomada de decisões, coordenação de múltiplas atividades, condução de pessoas, ações dirigidas a objetivos determinados e a obtenção e alocação de diferentes recursos.
Esta mais que comprovado que a administração, não é um fim, mas um meio de fazer com que os objetivos sejam alcançados utilizando da melhor forma possível os recursos disponíveis, sejam eles humanos, financeiros e matérias com o menor custo e maior eficiência e eficácia.
O filósofo grego Sócrates (470 a C. – 399 a. C.), expõe o seguinte pensamento sobre a administração pública e privada:
“Sobre qualquer coisa que um homem possa presidir, ele será se souber do que precisa e se for capaz de provê-lo. [...] os afazeres privados só se diferem dos públicos somente em magnitude; em outros aspectos são similares; mas o que mais deve se observar é que nenhum deles pode ser gerido sem homens, nem os afazeres são geridos por uma espécie de homem e os públicos por outra: pois aqueles que conduzem os negócios públicos não utilizam homens de natureza diferente daqueles empregados pelos que gerem negócios privados; e os que sabem empregá-los, conduzem tanto os negócios públicos, quanto privados judiciosamente, enquanto que aqueles que não sabem, errarão na administração de ambos”.
É visível a grande melhoria das ruas de Imperatriz, parece que tapar buraco, é coisa do passado. Várias ruas que outrora não passavam de figurinha marcada de descaso estão ganhando um novo aspecto. O asfalto velho está sendo retirado e substituído por um novo pavimento. O governo municipal tem demonstrado o que Sócrates disse sobre a administração.
Também, há de se reconhecer no governo Madeira a capacidade de construção de bons relacionamentos independente de bandeira partidária quando se trata do bem estar da população. É o exemplo que o prefeito municipal tem dado pra muita gente que se diz bom político.
Se continuar nesse ritmo, daqui a dois anos, aquela Imperatriz com ruas esburacadas e cheias de remendos, poderá ser vista somente em fotos do passado.Oxalá.
Este relato está embasado pelos comentários que tenho tido com os alunos da faculdade em sala de aula.
A César o que é de César... então, parabéns ao prefeito Madeira, o secretário municipal Roberto Alencar e ao governo do Estado na pessoa do secretário de Desenvolvimento Adhemar Freitas
Nenhum comentário:
Postar um comentário