sábado, 6 de abril de 2013

Educação eleitoral: eleitor consciente, município desenvolvido.


NÃO BASTA TER VOTADO. É PRECISO PARTICIPAR.


Pelo voto nós damos aos candidatos eleitos à responsabilidade de administrar os bens da coletividade. Cabe ao prefeito, por exemplo, administrar o município em comunhão com os vereadores, com a sociedade organizada e definir prioridades conforme o plano plurianual (PPA).
Deve dialogar com organizações e lideranças representativas da sociedade e das atividades produtivas geradoras de inclusão e justiça social que oferecem oportunidades de trabalho e renda. Para que o município cresça e se desenvolva, é indispensável haver instrumentos de articulação entre setores fundamentais de desenvolvimento como: educação, saúde, geração de renda, segurança, moradia, etc.
Também é preciso que você cidadão, participe, acompanhe o desenrolar das ações das políticas públicas, cobrando os resultados planejados. Lembre-se que o voto, não lhe dá somente o direito de eleger alguém, mas acima de tudo de cobrar por resultados que venham beneficiar toda a comunidade. Não tenha dúvida que o voto que você depositou na urna no dia 07 de outubro de 2012, vai contribuir para o desenvolvimento ou para o atraso do seu município.
Não é à toa a decepção com a política e com alguns políticos incompetentes e corruptos, pois, muitos dos que se elegem, fazem do mandato um meio para enriquecer, sem compromisso para com as necessidades da população. E voto dado à corrupto é voto dado para a morte, pois o dinheiro surrupiado impede o destino de recursos para a saúde, educação, moradia, segurança e daí por diante.
Se não houver cobrança sobre os governantes, outros temas passarão a ser prioritários, como festas, torneios, passeios, shows, dentre outras atividades festivas que tem o objetivo único e estratégico de criar uma cortina de fumaça aos olhos do povo, ou seja, enganar otário, pra que não seja visto o que verdadeiramente se passa nos bastidores do governo.
São licitações fraudulentas com acertos entre amigos, compra de material com direcionamento para interesses próprios, contratações de pessoas, veículos, imóveis de forma ilegal e vários outros crimes. Ou quando não há a alegação de escassez de recursos para o que realmente é importante.
A omissão das pessoas conscientes e corretas nas disputas eleitorais tem consequências desastrosas e a pior delas é abrir caminho para que indivíduos inescrupulosos tomem o poder e coloquem seus interesses particulares acima dos interesses da população.
Você que, em sua boa-fé, votou em alguém que considera simpático, com bom discurso, articulado, mas, se esse individuo já começou a agir contra os interesses da população. Você terá quatro anos para se lamentar e corrigir o erro, mas o estrago já estará feito. 

Nenhum comentário: