terça-feira, 30 de agosto de 2016

A FORÇA DA MULHER


A FORÇA DA MULHER

Por Clara Costa
As mulheres tem sido um dos maiores exemplos de superação da atualidade, elas aos poucos ultrapassam barreiras e conquistam cada vez mais seu espaço implantando um papel essencial para a formação de uma sociedade. A sensível figura feminina foi sendo remodelada a partir do século XIX, quando as mulheres começaram a contestar contra a ideia de inferioridade, exigindo a princípio, igualdade nos direitos de voto e oportunidade de exercer tarefas que antes não era a elas permitido. A participação das mulheres na sociedade se tornou cada vez mais clara e presente seja nas grandes empresas, instituições educacionais, na contribuição para a economia e na política.
A figura que me refiro neste texto, é uma mulher de hábitos simples, mas de decisões firmes. Natural da pequena cidade onde se costuma dizer que no coração do Maranhão bate Tuntum. Passou os primeiros anos de sua vida em Grajaú (MA), porém, escolheu Imperatriz para desenhar e fazer sua história. Aqui, foi vendedora de loja, atendente de bilheteria de cinema (Cine Marabá), estagiária de contabilidade, bancaria e professora. Graduou-se em História pela Universidade Estadual do Maranhão dedicando-se dentro e fora da sala de aula. A formação e o trabalho como professora intensificou o desejo de cada vez mais trabalhar em algo que viesse a contribuir para o desenvolvimento de pessoas, assim, o sonho vira realidade, em 1982, fundou ate então a modesta Escola Santa Luzia. O trabalho árduo e incansável, com dedicação, compromisso social e um olhar a frente de seu tempo, resultou-lhe a condecoração de “Mulher Empreendedora”, titulo reconhecido pelo SEBRAE entre as dez do Brasil.
Estou falando de Mirian Reis, mãe, mulher, empresaria, educadora, empreendedora. Casada há 38 anos, ela divide com o marido Alberto as atividades administrativas da escola. Mãe de três filhas, todas formadas e casadas. Católica herdou do pai a crença em Deus e respeito ao próximo e de sua mãe, trás o exemplo de luta, a importância do valor da mulher como dona de casa esposa e a sensibilidade e a percepção feminina.
Da modesta escolinha, o Santa Luzia passa a ser referencia com investimento no que há de mais moderno na educação para crianças e adolescentes, adotando métodos eficazes, associados a profissionais qualificados.
Admiradora de Madre Teresa de Calcutá e Margaret Thatcher, minha entrevistada dedica parte de sua vida a militar em atividades sociais exerceu o cargo público de secretaria Municipal de Desenvolvimento Social no governo do atual prefeito Sebastião Madeira, recebendo pelo serviço público o Selo UNICEF como a cidade que cuida das crianças.
Miriam eleva sempre a família e o bem querer ao próximo, principalmente as pessoas carentes. Para ela, o olhar no futuro deve ser voltado para as crianças de agora, cuidando, orientando e consequentemente prevenindo. “Todo esforço deve ser feito no educar para que a criança não precise de ação social no futuro. Isso é prevenir e sai muito mais barato”.
Com habilidade e muita destreza Miriam sempre conseguiu com eficiência desenvolver as tarefas que lhes são propostas e encara os desafios com naturalidade e desempenho, e mais uma vez esta aceitando um grande desafio compor a uma chapa para ocupação do cargo de administração do município de Imperatriz como vice-prefeita.  

Nenhum comentário: