domingo, 17 de dezembro de 2017

Cresce a procura por vaga nos Colégios Militares


O primeiro Colégio Militar do Brasil nasceu, oficialmente, pelo Decreto Imperial Nº 10202, de 09 de março de 1889, com o nome de Imperial Colégio Militar da Corte, hoje o tradicional Colégio Militar do Rio de Janeiro. O objetivo do Patrono do Exército Brasileiro, Duque de Caxias e do marquês de Herval, era criar um colégio destinado aos órfãos de militares. Esta visão de estadista e educador de Duque de Caxias deu origem a outros estabelecimentos nos mesmos moldes.
No Maranhão a primeira unidade do Colégio Militar ocorreu através da Lei Estadual nº 8.509 em 28 de novembro de 2006, uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação do Maranhão (SEDUC) e a Polícia Militar do Maranhão (PMMA). O nome escolhido para o colégio foi do patrono das Polícias Militares, o Alferes Joaquim José da Silva Xavier (Tiradentes).
O Colégio Militar da Polícia Militar é um colégio da Rede Pública de Ensino Estadual que oferece o Ensino Fundamental (do 6º ano ao 9º ano) no turno matutino e o Ensino Médio (do 1º ao 3º ano) no turno vespertino. O funcionamento do Colégio Militar Tiradentes do Maranhão, segue os padrões de demais Colégios Militares do Brasil, possui uma estrutura diferente dos demais colégios da rede pública ou particular do estado, seguindo as diretrizes das Polícias Militares ou Forças Armadas, assim como, outros Colégios Militares da Federação, sem com isso, modificar o programa de disciplinas estabelecido pela Secretaria de Estado da Educação. Assim, a administração organizacional e disciplinar fica sob a responsabilidade da PMMA. O CMT2 de Imperatriz, conta com 2 pedagogos, um em cada turno.
O sucesso do Colégio Militar de São Luís despertou no Governo do Estado o interesse em criar mais uma unidade, atendendo assim os anseios dos policiais da Região Tocantina, em 2009 foi designada uma equipe de São Luís para apresentar um relatório com as necessidades para implantação de uma nova unidade desta vez na cidade Imperatriz que entrou em funcionamento em fevereiro do corrente ano sob o comando do Sr. Cel. Franklin Pachêco da Silva, Comandante Geral da Polícia Militar do Maranhão na época.
 O ingresso no Colégio dá-se através de um Processo Seletivo. O aluno ao ingressar terá uma nova experiência, pois deverá cumprir uma rotina diferente das demais escolas, será exigido disciplina, postura, conhecimento, respeito aos símbolos nacionais e compromisso com as tarefas escolares, uniforme, material de estudo, além do cuidado com a apresentação pessoal. Algumas normas são as mesmas de qualquer instituição de ensino a exemplo do horário de entrada e saída, a diferença que no Colégio Militar, elas são cumpridas. Assim como é exigido dos alunos a responsabilidade pela preservação de suas salas de aula.
Observa-se que o Colégio Militar Tiradentes 2 de Imperatriz - CMT2, vem cumprindo seu papel sob a direção do Ten. Cel. George Silva Cavalcante que está comprometido juntamente com professores em construir um ambiente sadio, estimulante, que alunos ampliem suas experiências e propicie cooperação e respeito mútuo para a formação de indivíduos críticos, reflexivos e transformadores.
“Nosso papel na condição de policia, diferentemente do que alguns leigos acham, é principalmente o trabalho preventivo, e a educação pautada na disciplina e respeito sem dúvida terá um reflexo a longo prazo na formação desses jovens cidadãos”, diz o Ten.Cel. Cavalcante, diretor do CMT2, que atualmente possui um contingente em torno de mil alunos.
 A idade mínima exigida para ingressar no colégio é de 10 anos de idade e o aluno deve estar dentro de um parâmetro de idade em conformidade com a série escolar. Os resultados finais são visivelmente percebidos pelo comportamento dos estudantes como em números, tanto que no último vestibular, o CMT2 aprovou 80 alunos para cursos superiores em universidades estaduais e federais. Esse número, de acordo com o diretor Ten. Cel. Cavalcante, corresponde a 50% do contingente interno que pleiteava vaga nas universidades. Todo o sucesso do colégio militar se dá aos princípios norteadores quanto à disciplina, respeito e a hierarquia.
O Ten. Cel. Cavalcante diz que, ainda há o estigma de que uma vez no CMT2, o jovem estará sendo preparado para ingressar na policia, o que não é verdade. “Os alunos não são militares e nem estão sendo cobrados a seguir a carreira militar, porém, na condição de estudante em uma escola militar há de se convir que alguns critérios disciplinares são de extrema importância para o desenvolvimento do caráter desses estudantes. O objetivo é dar a esses jovens a noção de civilidade e implementar limites comportamentais que já não se vê atualmente”, afirma o diretor.
O fato é que a cada ano, aumenta a procura por uma vaga. O mais interessante que não se trata somente pelo fato de ser ensino gratuito, mas de acordo com alguns pais, o objetivo é que seus filhos possam ter uma educação disciplinar quanto a atitudes e comportamentos adequados dentro e fora da escola. A experiência vem ganhando força e o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, este ano já abriu seletivo para o Colégio Militar do Corpo De Bombeiros do Maranhão, onde serão oferecidas 111 (cento e onze) vagas distribuídas entre o ensino médio e fundamental na Capital maranhense.
Apesar de algumas críticas quanto a metodologia, não se vê nas escolas militares estrutura depredadas, desorganização, atitudes indisciplinares de alunos ou ate mesmo de professores como acontece em muitas escolas públicas. Os militares responsáveis, defendem que as normas e as exigências são pilares de preparação para a vida e que ter disciplina não é ser formatado como robô, mas ter consciência que a vida em sociedade requer seguir regras.
Se for para o bem de todos e a educação de jovens cidadãos pautados no respeito, disciplina e responsabilidade, que venha o Colégio do corpo de bombeiros para Imperatriz e também do exército, a exemplo de Belém (PA) e outras cidades 12 cidades já contempladas.

Nenhum comentário: