sábado, 26 de maio de 2012

O caos no Viva Cidadão de Imperatriz

Numa atitude louvável do governo estadual em 04/02/1998, nascia a primeira Unidade do Viva Cidadão, um Órgão do Governo do Estado do Maranhão vinculado a Secretaria de Estado da Administração e Previdência Social – SEAPS e tem como objetivo concentrar em um único espaço físico varias instituições públicas e privadas, de diferentes esferas do poder, de modo a facilitar a acessibilidade do cidadão a serviços públicos. A idéia deu certo e logo se expandiu formando um conglomerado de mais de 23 unidades.
A unidade de Imperatriz possui sessenta serviços e noventa e um colaboradores, o objetivo mais é a descentralização da maioria dos serviços públicos que são prestado na cidade, que assim o consumidor possa fazer de maneira mais rápida, pagamentos, retirar vias de documentos e sem dispor de muito tempo.
Os seguintes postos de serviços são: TRE, Agência do Trabalho, Procon, SESEC/ Antecedentes, SESEC/ RG, Diário Oficial, Secretaria da Fazenda, Atendimento Especial, Balcão do Cidadão, Detran/ Ciretran, Telecentro ,Caema Banco do Brasil e Banco Popular.

PROBLEMAS  E RECLAMAÇÕES

De acordo com informações colhidas, durante todo o mês de março/2012 o órgão não tinha água sequer para os funcionários, o que antes ate cafezinho era servido aos usuários. O funcionário pra beber tinha que levar água de casa. E os bebedouros? Só de enfeite, e logo foram recolhidos pela empresa fornecedora sob a alegação do fim do contrato.
Os funcionários da unidade de Imperatriz, pra fazer suas necessidades fisiológicas, tinham que recorrer aos banheiros das lojas vizinhas como Vanini, City Lar e Dollar Dreams.
Em abril/2012 a água foi disponibilizada apenas para os funcionários, no entanto, com toda boa vontade, os funcionários disponibilizam aos usuários com sede e assim, o estoque só dura ate meio dia. No período em que o calor é mais intenso todos ficam sem água.
Apesar do grande número de reclamações dos usuários colocadas nas caixas através de formulários, que deve ser lida avaliada pela coordenação e dado um retorno ao cidadão num prazo máximo de 10 dias, nada foi feito ate o momento.
Há uns 20 dias atrás, a coordenadora Sra. Liane, cujo o esposo é primo do Cutrim, foi demitida do cargo por alguém que veio de São Luis, alegando necessidades de mudança e rodízio de funções dos gestores em todas as unidades. Só que ate o momento o cargo continua vago.
Atualmente, toda a equipe de recepção (15 pessoas) é da MAFRA(São Luis), empresa terceirizada, e o contrato da mesma já findou e segundo informações a unidade ficará por um período de 2 meses sem pessoal pra atendimento na recepção, que serão substituídos pelos próprios servidores. É esperar pra ver o caos.
O interessante é que os prestadores terceirizados antes trabalhavam pra empresa DL ate 2010 tendo o Sr. Fernando como responsável (escritório na Luis Domingues). De repente o contrato licitatório acaba e entra uma nova empresa MAFRA e contrata os mesmo funcionários da DL.
A empresa MAFRA está com 2 meses de atraso no salário e já chegou a 3 meses de atraso, sem contar que não disponibiliza o vale-transporte aos funcionários.
Outro item que não condiz que o propósito do órgão é que o ultimo treinamento de aperfeiçoamento disponibilizado á equipe foi em 2009. O que antes era feito três vezes ao ano.
O limite de atendimento para retirada de RG (carteira de identidade) é de somente 200 por dia, acontece que o órgão abre às 7h e quando é 8h não é possível encontrar mais senhas, prejudicando aquelas pessoas que vem de outra localidade. Sem contar com a imensa fila que se forma antes da abertura.
Outro problema que afeta funcionários e usuários é o calor no interior do Viva Cidadão, no total são 27 centrais de AR, sendo que somente 5 delas funcionam. Este problema já perdura por mais de três meses e nada é feito.
Varias são as reclamações quanto ao atendimento do DETRAN por falta de material, principalmente tinta de impressão há mais de quatro dias. A tal tinta é fornecida pela 1° CIRETRAN (localizado na Rua 15 de novembro) o impasse que gira em torno da falta de tinta é que os funcionários do DETRAN dizem não poder sair pra buscar e a CIRETRAN alega não poder levar. Nessa briga, quem sofre as conseqüências é o cidadão que precisa dos serviços.
A concentração de vários Órgãos em um único espaço físico se constitui numa estratégia de gestão pública que favorece a redução de custos e desgaste ao cliente, evitando que o mesmo se dirija a vários locais para obtenção de serviços públicos diferenciados.
A idéia de facilitar a acessibilidade do cidadão aos serviços públicos, esta de mal a pior, a unidade pelo visto caiu no esquecimento ou deixou de ser interessante para o Governo do Estado. 

Nenhum comentário: