A Central
Integrada de Atendimento Viva Cidadão, órgão estadual vinculado à Secretaria de
Estado dos Direito Humanos, Assistência Social e Cidadania-SEDIHC, foi criado
pelo Decreto nº15. 611/97, sob regime especial de autonomia relativa. Com a
missão de “Fortalecer o exercício da cidadania, facilitando o acesso da
comunidade a ações de qualidade na prestação de serviços públicos”. O objetivo
do Viva Cidadão é estabelecer e manter novo padrão e modelo de prestação dos
serviços públicos oferecendo ao cidadão, atendimento de qualidade com rapidez e
conforto, tudo reunido em um só espaço físico, com representações de diversos
órgãos e entidades, a fim de atender a demanda de serviços da comunidade.
O Viva
Cidadão foi estruturado a partir dos requisitos da norma ISO, visando atender
as exigências Gerenciamento e
Operacionalização de seus processos de trabalho. Possui um sistema permanente
de acompanhamento e avaliação de todas as suas ações para corrigir e prevenir
possíveis falhas ou distorções, potencializando os resultados das áreas de
Gestão e da prestação de serviços, sendo assim certificado com o ISO
9001:2008, de Qualidade no atendimento,
conforme a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
Unidade de Imperatriz - Inaugurada
em 2000, a Central de Atendimento Integrado do Viva Cidadão Unidade Imperatriz
está localizada na segunda cidade mais populosa do estado, é o maior
entroncamento comercial, energético e econômico do estado, sendo ainda o
segundo maior centro populacional, econômico, político e cultural do Maranhão e
possui um posicionamento estratégico.
Dessa forma
o Viva Cidadão consegue através da central de atendimento oferecer serviços de
qualidade aos municípios próximos a Imperatriz assim como os da divisa com o
Tocantins. O VIVA de Imperatriz presta vários serviços a população como por
exemplo:
AGENCIA DO
TRABALHO - Emissão de RG (1ª e 2 ª segunda Via), Emissão de (1ª e 2 ª segunda
Via), alteração, continuação de CTPS, RG (1 ª e 2 ª segunda Via)
TER –
Emissão de titulo, segunda via, transferência Revisão, Certidão negativa,
consulta. Observando que o VIVA Imperatriz nesse quesito atende as cidades de
Davinópolis, Vila Nova dos Martírios, São Pedro D´água Branca.
DETRAN – 1 ª
e 2 ª via da CNH, renovação funcional, mudança ou adição de categoria,
averbação da CNH e do candidato, marcação de prova técnica, emissão de extratos
de infração e emissão de fotos digitais.
COORDENAÇÃO – o VIVA de
Imperatriz tem sob seu comando a Sra. Liane Maria Araujo Costa Aires, formada
em comunicação social com habilitação em relações Humanas, o que contempla
exatamente aquilo que o VIVA cidadão se propõe que é trabalhar com o povo e
para o povo.
A unidade passou
por reformas, principalmente no aspecto físico, que estão refletindo
positivamente aos olhos dos usuários. Hoje, não há sequer uma reclamação quanto
ao conforto e climatização. Novas centrais de Ar condicionado, todas com
capacidade superior as anteriores foram instaladas. Também foi adotado um novo
layout que melhorou consideravelmente a visibilidade dos postos de atendimento,
além de gerar a sensação de amplitude.
Novos serviços
foram disponibilizados como: emissão de CTPS, totalmente informatizada,
liberação do quantitativo de RG´s para 1 ª e 2 ª VIA, sendo o VIVA o único órgão
a emitir esse documento. Com a inclusão do serviço de CTPS, os jogos escolares
e a necessidade de justificar votação eleitoral consequentemente aumentou a
procura por emissão de RG e CPF.
Quem
procura o VIVA CIDAÇÃO de Imperatriz hoje, percebe os reflexos positivos dessas
novas mudanças. De acordo com a gestora da unidade, Sra. Liane Aires, o
objetivo foi tornar o espaço mais agradável, com maior acessibilidade aos usuários
e mobilidade aos colaboradores. E o reflexo dessas novas ações é visível como
redução de reclamações e aumento no quantitativo de atendimento.
Segundo a
supervisora de postos de atendimento Sra.
Brasil, as mudanças não só proporcionaram a melhoria nos pontos de
atendimento para os usuários como também refletiram em maior comodidade para os
colaboradores como, por exemplo, as novas bancadas com novos padrões ergonômicos
que refletem em maior produtividade. A sra.
Brasil, afirma ainda que, com o novo layout, o VIVA vem atender um de seus quesitos que é o
trabalho com transparência ao cidadão.
A César o que
é de César...
Estive pessoalmente
na Unidade para tirar uma nova RG e os aspectos positivos são visíveis, visão
ampla do local, agilidade no atendimento, predisposição das pessoas no
atendimento, o que particularmente considero primordial. Parabéns ao VIVA de
Imperatriz, a Coordenadora Liane Aires, a supervisora Sra. Brasil pelas informações e a equipe pelo brilhante trabalho
com que vem desenvolvendo e QUEBRANDO o velho paradigma de que órgão público
não atende bem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário