sábado, 7 de julho de 2007

A importância do marketing pessoal


Podemos de maneira bem simples e resumida, definir o marketing pessoal como sendo todas as ações comportamentais que se trabalhadas adequadamente, torna-se uma excelente ferramenta de fazer com que pensamentos, atitudes e comunicação, trabalhem a seu favor, podendo conduzir a trajetória pessoal e profissional para o sucesso por meio de qualidades e habilidades. Podendo estas ser inatas ou adquiridas que com uma boa dose de aperfeiçoamento, com certeza, promoverão atitudes favoráveis à realização dos objetivos.
Diante da competição atual em que vivemos, é grande a importância de um diferencial na atuação profissional. A trajetória pessoal e profissional sempre foi e continuará sendo um patrimônio individual a ser bem administrado com rigor e competência. Seja nos negócios, na política ao entretenimento, têm-se observado o despertar para a importância de se criar e desenvolver uma marca única, de tal forma que essa marca torne-se uma referência no mercado e, com isso, ser a mais lembrada, a mais procurada, a mais bem-remunerada ou desejada.
Para quem deseja projetar-se publicamente, seja em que esfera for, o Marketing Pessoal, deve servir como uma bússola, um mapa de orientação ao planejamento da imagem desejada a ser construída, levando o individuo ao reconhecimento de suas habilidades e competências, seus pontos fortes e fracos. De posse deste mapa e consciente do que se quer, é imprescindível a criação e organização de uma boa rede de contatos é o primeiro degrau rumo à visibilidade. Se já possui uma rede estruturada ou pelo menos com bons indicativos, deve-se trabalhar no seu gerenciamento como atualização e ampliação. É importante principalmente para as pessoas que se consideram “sem brilho”, aprender a desenvolver sua auto-estima, capacidade de percepção para enfrentar novos desafios. Em resumo, o uso das técnicas do Marketing pessoal como ferramenta de orientação pessoal e profissional, visa de forma prática e objetiva desenvolver no individuo a capacidade de perceber e se integrar num certo momento, numa situação, nas mudanças e transformações que surgem no meio em que vive, seja ele organizacional ou social, como forma de valorização e reconhecimento de suas habilidades e competências, instruindo sobre formas adequadas de comportamentos, atitudes, hábitos, posturas e ações.

Um comentário:

Rita Marques disse...

Parece manipulação mas não é. Todas as nossas ações levam (de um modo ou de outro..) à formação da imagem pessoal. Muito interessante como a auto-percepção dessas ações podem refletir no que precisamos transmitir às pessoas