quinta-feira, 8 de abril de 2010

MONOGRAFIA... DEMONSTRAÇÃO DE CONHECIMENTO OU SHOW

A defesa da monografia representa para seu criador o momento máximo de um longo processo na sua vida acadêmica. Representa e possibilita ao concludente a oportunidade de investigar, analisar, diagnosticar e desenvolver uma análise critica sobre um tema escolhido de relevância para a área do conhecimento, seu curso e a sociedade. O tema deve atender uma linha de pesquisa do seu curso, estabelecida no Projeto Pedagógico da IES.
Entendo que a defesa da monografia não se trata simplesmente no ato de resumir o conteúdo escrito. Para quem conhece seu tema, o problema e soube fazer uma análise do diagnóstico obtido através da pesquisa, seja ela, bibliográfica, de campo ou ambas e preparou com cautela sua monografia, este é um momento sublime de prazer quando tem a oportunidade de mostrar seus conhecimentos adquiridos ao longo do curso e expor suas idéias.
A defesa contempla justificar a escolha do tema, seu aspecto atual e relevância, além de destacar os aspectos positivos do tema escolhido, a profundidade e os resultados da pesquisa, sua utilidade, além, de formular uma análise crítica relativa à sua execução. Todo este trabalho demonstra o domínio e grau de conhecimento que o acadêmico detém a respeito do que pesquisou. Este é o propósito da defesa.

Sem dúvida que a utilização de recursos didáticos como slide em Power Point, é de grande valia na apresentação pessoal. A tecnologia deve ser utilizada como uma ferramenta facilitadora em qualquer atividade laboral, no entanto, não podemos nos tornar dependentes dela. Tenho observado que atualmente, há uma supervalorização, não só por discentes, mas também por docentes no uso deste recurso. Alunos e professores tornando-se escravos da tecnologia.

O recurso conhecido datashow (projetor multimídia) está sendo utilizado a meu ver, por muitos acadêmicos, apenas como instrumento para leitura integral na defesa da monografia que vai do tema a conclusão. Defender uma monografia fazendo leitura do que está escrito não demonstra a capacidade nem o grau de conhecimento por parte de quem apresenta. Qualquer individuo alfabetizado mesmo sem conhecer o assunto poderá estar apto a apresentar. Não se trata de eliminar a utilização do datashow, no entanto, ler de forma integral o conteúdo nos slides não é apresentar monografia.

A preocupação quanto à defesa dos temas tem girado em torno da utilização cada vez mais de slides com excessos de efeitos visuais, assim como, a preocupação com a embalagem pessoal (roupa). Particularmente defendo a idéia de que a embalagem é o vendedor silencioso que qualquer produto. No meu livro Marketing Pessoal - Atitudes e comportamentos na construção da marca pessoal (2007) afirmo que uma boa apresentação conta muito, mas não é o suficiente.

O aluno deve ter consciência do uso adequado dos recursos disponíveis aliado ao conhecimento, competência, domínio do conteúdo e capacidade de interpretar e argüir as questões formuladas.

Sempre pode haver surpresa, os aparelhos eletrônicos nem sempre funcionam. Por questões de ordem, a banca avaliadora não poderá ficar ao dispor de quem vai apresentar. O correto é verificar se o arquivo que contém os slides está abrindo, gravar uma mídia de CD extra, elaborar um roteiro dos pontos a mencionar em uma ficha e imprimir transparências com tópicos que considere mais relevantes para a apresentação.

Durante a exposição o acadêmico deve manter o foco no roteiro estabelecido sem perder o controle do tempo cronológico que é de 20 a 45 minutos. A exposição de um determinado assunto requer, além de bons exemplos como forma de contextualização, uma harmonia entre o pensar, falar e gesticular.

Ao se deparar com as argüições interpeladas pela banca, o acadêmico deve concentrar-se nas questões, procurando agrupá-las logicamente para simplificar as respostas, não desconsiderando a clareza e objetividade. De forma alguma deve o aluno interpretar as observações, críticas ou sugestões como algo pessoal, deve sim justificar suas escolhas, explicar pontos duvidosos ou omissos na apresentação, defendendo sua posição diante do que foi apresentado. Aceitar as críticas e opiniões contrárias faz parte do crescimento e desenvolvimento pessoal e profissional.

Boa sorte e sucesso em sua defesa!

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