quinta-feira, 8 de abril de 2010

Comunicação Pessoal

A necessidade de comunicação faz parte do desenvolvimento humano. Sem ela, seria impossível a compreensão entre as pessoas. Quando nos comunicamos, revelamos nossa inteligência e perspicácia, ampliamos nossos conhecimentos, habilidades e atitudes.

Se observarmos bem, a maioria dos erros, sejam eles pessoais ou profissionais, têm suas origens nas falhas de comunicação. Estas falhas estão diretamente relacionadas com a falta de sintonia e má interpretação das mensagens emitidas e recebidas.

Não há dúvida que a comunicação eficaz é um grande diferencial para quem deseja uma boa colocação no mercado de trabalho, almeja um novo cargo ou apenas pretende sair-se bem nas apresentações acadêmicas, em um discurso político, etc.

Convivemos diariamente com as mais diversas formas de comunicação em ambientes também diversificados, com membros da família, colegas de trabalho, alunos, clientes, fornecedores, superiores e subordinados, o que não é uma tarefa fácil.

Em todas essas situações, temos como desafio nos adequar e contornar as interferências que anulam ou bloqueiam o processo de comunicação. Para isso, é preciso repensar as relações pessoais e profissionais, respeitando crenças e valores das outras pessoas, ajustando as semelhanças, os objetivos comuns e as formas de linguagem mais adequadas para um bom convívio. Agindo assim, evitaremos alguns dos problemas criados pela comunicação ineficiente.

Não é somente pelo uso da voz que influenciamos os ouvintes. Outros meios de expressão podem reforçar as palavras, tais como, a gesticulação, postura e o vestuário.

As ações do orador podem ser reveladas pela voz e escolha certa das palavras. Estas são naturalmente intensificadas com a expressão facial, o movimento do corpo e das mãos e o contato visual.

A comunicação não se nutre apenas de argumentos. Outros fatores também contribuem para o importante papel da arte de falar. A comunicação oral também é influenciada pelo volume da voz, a articulação das palavras e o uso correto das regras gramaticais.

Afinal, a comunicação foi e ainda é fundamental para a socialização humana. Cada momento, evento ou contexto requerem formas diferenciadas de mensagem. Desenvolver essa competência implica muito mais do que apenas conhecer e dominar as regras da comunicação: exige também percepção, dedicação e treinamento.

Sucesso!

Vilson Santos

Nenhum comentário: