O conhecimento popular da imagem do profissional de marketing é de alguém cuja tarefa principal é estimular a procura por produtos e serviços da empresa. Entretanto esta é uma visão limitada. A administração de marketing tem a tarefa de influenciar o nível, o momento e a estrutura do mercado de maneira a ajudar a organização a atingir seus objetivos. E cabe ao profissional de marketing o papel de criar programas eficientes que proporcionem vantagens competitivas para a empresa no mercado. Isto envolve Análise, Planejamento, Implementação e Controle.
Em outras palavras, quer dizer, conhecer o mercado em que a empresa está envolvida com o objetivo de identificar oportunidades de negócios. Decidir quais estratégias e táticas serão adotadas. Entretanto, não basta somente o planejamento e implementação, o marqueteiro precisa controlar o andamento, para assegurar-se que os objetivos serão alcançados, e efetuar as correções necessárias na implementação ou nos objetivos planejados.
Em suma, podemos dizer que a função do profissional de marketing é estabelecer os objetivos da empresa, estudar o mercado e analisar as condições de atendê-lo; Desenvolver o composto mercadológico (produto, preço, distribuição e promoção); Programar ações; Controlar o plano de ação e verificar seus objetivos.
Ainda há em muitas empresas um paradigma de que a venda, vulgarmente chamada de “área comercial”, por ser a fonte de receita, é a área mais importante, mero engano. Concordo que as áreas de vendas e marketing devam trabalhar de forma harmônica, mas o marketing deve assumir as responsabilidades táticas e operacionais da empresa, passando a responder pelos resultados de vendas e assim ser a área-chave dos negócios.
Uma grande fatia de empresas no mercado tem suas ações voltadas para a produção ou para o produto, outras somente para vendas e poucas direcionam seu foco para o consumidor. Isso prevalece, sobretudo porque o mercado tem uma forte característica de “comprador”, privilegiando as necessidades do produtor, ignorando ou deixando em segundo plano as necessidades de quem realmente detém o poder, sua majestade o consumidor.
Entretanto, devo afirmar que o uso do marketing como ferramenta estratégica é um fato irrefutável por diversas instituições, mesmo por aquelas sem fins lucrativos. Neste cenário aonde prevalece uma verdadeira guerra por melhores espaços nas vitrines, nas prateleiras e na mente do consumidor, o ideal é saber usar com coerência as “ferramentas” que o marketing proporciona, planejando e ordenando de forma estratégica rumo à conquista de melhores resultados.
Quando a empresa é orientada para a produção, seu foco está centrado em vendas para jogar no mercado os excedentes de produção. Mas quando a pressão do mercado é forte e exige mais do que produtos bons e baratos, neste caso, sobreviver e crescer são preocupações que exigem não só competência do gestor, mas, sobretudo que toda a empresa seja orientada pelo marketing, os tempos são outros e requer mudanças rápidas.
As ações voltadas para atender as necessidades do consumidor. É passado. É preciso que as empresas tomem consciência da necessidade de aprender com o mercado. A base esta agora no grau de relacionamento e afinidade entre vendedores e compradores. E o profissional de marketing tem como desafio orientar as empresas a construírem e ampliar suas redes de relacionamentos.
Tendo em vista que o marketing trata da manutenção e desenvolvimento das relações de troca, o profissional da área contribui para a sustentação da empresa aplicando seus conhecimentos, habilidades e atitudes no sentido de orientar as organizações para o mercado e realizar os objetivos estratégicos e rendimentos esperados pela organização.
Os profissionais de Marketing à medida que ascendem profissionalmente podem ocupar cargos gerenciais, devendo para tanto dispor de habilidades que lhes permitam desempenhar eficazmente as suas funções. Devem possuir conhecimentos não apenas de marketing, mas, sobretudo sobre gestão de negócios de forma a compreender as necessidades da empresa e do mercado.
Neste contexto é imprescindível ao profissional de marketing a capacidade de trabalhar em equipe, capacidade de liderança, administrar conflitos, enfrentar desafios e situações inovadoras e acima de tudo, habilidade de aprender sempre.
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