Não é possível imaginar uma empresa, por menor que seja trabalhando de forma isolada de seus fornecedores. Sem parceria é difícil prosperar hoje em dia em qualquer atividade comercial.
Um atacadista espera das indústrias condições especiais de compra, prazos, crédito, disponibilidade de produtos, entrega no tempo certo, entre outros. Um varejista espera de seus fornecedores, atendimento diferenciado, prazos de pagamento pra não ter que imobilizar todos os recursos financeiros. Além da disponibilidade de produtos no momento certo, espera ainda garantias quanto à qualidade dos produtos e assistência necessária.
O que os fornecedores esperam de seus clientes?
Que sejam leais, que sejam bons pagadores, que compre regularmente e que, acima de tudo, sejam parceiros de negócios nas boas e nas horas de crises. Isso significa um “casamento” perfeito nos negócios.
Agora... O que os consumidores finais esperam dos seus serviços como varejista?
1. Produtos de qualidade e confiáveis;
2. Preços acessíveis às suas condições financeiras;
3. Condições de pagamento;
4. Pessoas qualificadas e comprometidas;
5. Atendimento diferenciado;
Quando uma pessoa entra em uma loja, ela tem, via de regra, uma necessidade a ser suprida. Cabe aos atendentes identificar o produto ou serviço mais adequado à sua expectativa e condição financeira.
É bom lembrar que não existe produto caro ou barato, o que existe é produto oferecido a pessoa errada. Um bom serviço é aquele que vai ao encontro das expectativas do cliente. É uma forma de somar, de agregar valores tanto aos produtos quanto à imagem da empresa.
Uma das formas de descobrir se o relacionamento com os clientes está ruim, é a falta de reclamações ou queixas. Tem comerciante que detesta quando um cliente reclama. Mas pense bem, de quem é dinheiro? Quem é que precisa vender?Quando um cliente reclama é porque deseja que o serviço seja melhorado. Em outras palavras ele, cliente, esta dizendo. “Estou te dando uma chance de continuar comprando seus produtos”.
As experiências de relacionamento, quando bem sucedidas, tornam os clientes verdadeiros vendedores da empresa e seus produtos. Porém, quando essas experiências são negativas... Pode acreditar. Você terá um ótimo adversário.
Pense bem... Quanto vale um cliente que investe seu dinheiro, tempo e ainda fala bem de sua empresa e seus produtos?
Investir em bons relacionamentos com clientes e fornecedores, pode ser uma arma poderosa contra a concorrência.
A era do relacionamento exige mais do que uma simples busca de parceria nos negócios. Requer uma postura empresarial de atuação, ou seja, a empresa deve estar “casada” com fornecedores, clientes, consumidores e funcionários.
Ate a próxima e bons negócios!
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