quarta-feira, 21 de abril de 2010

Turismo de negócios

Para alguns leigos, quando se fala de negócios, entende somente a definição resumida do Dicionário Aurélio como sendo: Do latim. negotiu. Substantivo masculino. Comércio, tráfico. Num sentido mais lato, a palavra negócio quer dizer a negação do ócio. Negócio não trata apenas de negócio financeiro ou comercial, mas sim toda a atividade para captar recursos, gerar bens e serviços, e proporcionar a circulação de capital entre os diversos setores da economia.

Partindo deste pressuposto, Turismo de negócios e eventos é uma das atividades que merece nossa atenção, uma vez que não temos algo parecido para outro tipo de turismo. O segmento inclui atividades como congressos, convenções, simpósios, mostras, exposições, feiras, palestra, fóruns, seminários, conferências, cursos, jornadas, workshops, etc.

Os eventos e atividades de turismo de negócio funcionam como excelente estratégia de marketing para o município, as empresas locais e os organizadores, pois, há uma exposição direta e indireta nos diversos meios de comunicação que termina por estimular os visitantes a retornarem nos próximos eventos, além, dos comentários a outras não participantes feitas por estas.
O segmento proporciona ao município um considerável aumento na arrecadação de impostos em detrimento dos negócios gerados. O mercado local e regional ganha uma imagem positiva em virtude do intercâmbio com outras empresas e consumidores. Há uma melhoria na prestação de serviços pela própria exigência da qualidade a ser apresentada nos eventos através de máquinas e equipamentos. Melhoria nos serviços profissionais, pois, os eventos exigem mão-de-obra especializada. Um exemplo claro foi à evolução do Salão do Livro em Imperatriz com uma estrutura a altura dos grandes centros.

Com boa vontade, competência e habilidade, o governo pode participar com algumas ações básicas.

• Criação de setores específicos para tratar de assuntos pertinentes a negócios e eventos dentro da gerencia de turismo.

• Desenvolvimento de políticas específicas para a estruturação de eventos grandiosos e que gerem repercussão.

• Proporcionar e manter uma infra-estrutura de apoio como transporte público, segurança, acessibilidade, sinalização, comunicação, etc.

• Investimento na promoção e no apoio à comercialização dos eventos e do próprio município, incentivando e mobilizando a participação do setor privado:

• Desenvolvimento de políticas de incentivo para os investimentos privados.

• Desenvolvimento de ações que visem orientar os setores envolvidos com palestras e treinamentos, visando à melhoria dos serviços prestados a comunidade visitante e local. Por exemplo, à iniciativa da Secretaria de Trânsito ao proporcionar um curso com os mais diversos temas aos profissionais do transporte individual de Imperatriz.

EXEMPLO RECENTE:

O Uberlândia Convention & Visitors Bureau.

Em parceria com a Federação de Convention & Visitors Bureaux de Minas Gerais, Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais, Prefeitura Municipal de Uberlândia e o Sebrae, apresentaram no dia 24 de fevereiro/2010 na ACIUB, o Workshop Marketing de Destino. O evento está inserido no programa Turismo de Negócios, do Projeto Estruturador Destinos Turísticos Estratégicos da SETUR - Secretaria de Estado do Turismo, que visa o desenvolvimento e a consolidação da imagem de Minas Gerais como um destino para o Turismo de Negócios.

Belo Horizonte, Uberlândia, Uberaba, Juiz de Fora, Araxá e Ouro Preto são consideradas cidades-pólo do Turismo de Negócios no Estado e estão trabalhando em metodologia de rede por meio de participação conjunta em eventos de turismo, feiras e promoção.
O evento foi gratuito, devido à parceira com SMDET - Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico e Turismo.

Enfim, vários são os benefícios proporcionados por eventos de negócios. Dada a importância de tais atividades para a região, cabe ao poder público, acordar, regaçar as mangas e agir. É inconcebível um gestor público abrir a boca pra dizer que “turismo” não gera negócios. Ou é ignorância ou falta de competência para fazer acontecer.

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