segunda-feira, 19 de abril de 2010

Desenvolvimento econômico local

"Ordem e Progresso" é o lema estampado na Bandeira Nacional. Uma expressão que tem sua origem no Positivismo do francês Auguste Comte, um dos maiores pensadores da história. Segundo Comte, seu sentido é a realização dos ideais republicanos: a busca de condições sociais básicas (respeito aos seres humanos, salários dignos etc.) e o melhoramento de um país (em termos materiais, intelectuais e morais).

Promover o desenvolvimento econômico de uma região deve-se antes de tudo, compreender a essência de seus objetivos. Compreender esse processo envolve manter a ordem pública, proporcionar um mercado que gere oportunidades através da identificação de potencialidades, incentivos, instrução e orientação tanto à classe empregadora como também a trabalhadora. Assim, devemos entender que o desenvolvimento econômico funciona, ou deve funcionar como um agente transformador, que mobilize a iniciativa à produção de coisas novas ou a continuidade das mesmas coisas, mas de maneira inovadora, através da combinação e união de forças entre o poder público, privado, ONGs, comunidade organizada, etc, trabalhando e gerando novos métodos e/ou novos empreendimentos.

A mudança gera expectativas, especulações e reações sejam positivas ou negativas, porém, é necessária. Torna-se ainda mais necessária a postura do município através de seus líderes, para enfrentar e romper os paradigmas e preconceitos e levar adiante as transformações que visem proporcionar o desenvolvimento econômico da sociedade.

Na verdade, não se pode simplesmente, transferir toda a responsabilidade pelo crescimento econômico de uma região ou município ao poder público. O processo positivo depende da combinação e união de diversos setores organizados que objetivem melhorias na qualidade de vida de maneira geral. É óbvio que não há uma formula mágica e única, cada setor, região, possui características, recursos, problemas e oportunidades. Entretanto, é sim de responsabilidade do poder público, a iniciativa em envolver, integrar, envolver e impulsionar tais ações e agentes – os “Stakeholders” - para estimular o crescimento e o desenvolvimento econômico, além da observância de alguns pontos básicos como investimentos em infraestrutura, formação e educação profissional, novas tecnologias, promoção do mercado, incentivos e ajustes fiscais de forma a atrair novos investimentos e promover a consciência de fazer diferente.

Nenhum comentário: