segunda-feira, 15 de novembro de 2010

NATAL... TEMPO DE VENDER

O varejo é o pólo de atenções de qualquer comunidade, seja uma feira livre, uma padaria, um bar, uma farmácia, um supermercado. Tudo que acontece na economia repercute no varejo. As recessões a inflação É no varejo que a comunidade suspira aliviada quando sente o poder de compra. Enfim, o varejo é o termômetro que mede o grau de satisfação de uma comunidade.

E o natal e o ano novo são duas importantes datas para o varejo. Saber aproveitar esse momento mágico e especial é sinal de boas vendas e lucratividade.

Entretanto, estar preparado significa deixar a loja com espírito vendedor, e fazer parte do clima natalino, com alguns cuidados:

O MIX DE PRODUTOS - além dos produtos tradicionais, deve contemplar as categorias de época;

A EXPOSIÇÃO – É preciso mostrar os produtos e a loja de forma adequada e atrativa ao consumidor. A exposição deve ser agressiva e o ambiente do ponto-de-venda em dia com a ocasião.

A COMUNICAÇÃO – Ambientação (pintura, iluminação) e decoração da loja são aspectos que vão envolver o consumidor. Essas medidas chamam a atenção do cliente e mostram que ali ele poderá encontrar tudo que procura.

AS OFERTAS – Quando o cliente tem uma percepção de ganho real com a oferta, a possibilidade de compra aumenta. É importante ofertar produtos relacionados com a época ou campanha.

AS PESSOAS – Funcionário preparado e motivado, com espírito de vendedor contagia o consumidor. Por isso é importante oferecer um novo treinamento aos colaboradores. Cuidado com as contratações temporárias. Treine sobre cortesia e velocidade no atendimento.

Lembre-se, para ter um bom atendimento significa:

• Ambiente - Acesso, segurança, decoração, higiene, clima;

• Produtos - Variedade, qualidade, preços, ofertas;

• Serviços – Informações, estacionamento, entregas, banheiros, etc.;

• Funcionários – Interesse, agilidade, simpatia, educação, disponibilidade;

Eis os 7 pecados capitais do atendimento:

• Equipe desinformada;

• MIX de produtos reduzidos;

• Produtos sem qualidade;

• Nenhum beneficio;

• Serviços burocráticos;

• Filas em excesso;

• Pessoas mal educadas;


Sucesso e boas vendas!

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