domingo, 30 de janeiro de 2011

Construção civil em Imperatriz

O edifício Real Class, localizado no Bairro Nazaré na cidade de Belém (PA) foi ao chão por volta das 14h de sábado (29). A obra de 15 andares estava programada para ter 32 andares. Além do prejuízo material, o desastre provou vitimas fatais
De acordo com Fernando Moura, diretor do Sindicato da Construção Civil, a obra fora embargada pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/PA), a partir do 15º andar, por falta de segurança dos operários. Um morador de uma casa ao lado da construção - que foi soterrada pelos escombros - contou que havia muita reclamação dos moradores da vizinhança e que já haviam denunciado os problemas ao Crea-PA e à SRTE, inclusive com pedidos de embargo da obra.

De acordo com reportagem publicada do site http://imirante.globo.com;
IMPERATRIZ - O município de Imperatriz tem vivido momentos de prosperidade impulsionados pelo crescimento de vários setores da economia, com destaque para o comércio e a construção civil, que lideram os índices de representatividade da Região sudoeste do Maranhão. Estudos mostram que os setores com maior contribuição para o PIB no município de Imperatriz foram comércio, construção civil e prestação de serviços, que responderam por 54,2% do volume de recursos somados na cidade. Os investimentos do Governo Federal com as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a construção da Usina Hidrelétrica Estreito, a ampliação da Ferrovia Norte-Sul, o crescimento do setor universitário na cidade e as obras privadas e públicas como a duplicação da rodovia Pedro Neiva de Santana, que liga Imperatriz a João Lisboa, ajudam a manter a economia em alta.
Esses investimentos movimentam o setor da construção civil e elevam a oferta de empregos com carteira de trabalho assinada. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Imperatriz tem mais de 6 mil empresas cadastradas com 37.150 pessoas empregadas, 30 mil assalariadas, com média de 1,8 salário mínino. Desse total, mais de 30% estão empregados no setor da construção civil com uma das melhores médias salariais do estado e uma das melhores do Nordeste. Segundo Washington Luís Oliveira de Sousa - presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil - foi nos canteiros de obras que mais surgiram os empregos. De acordo com ele, dos mais de 8 mil trabalhadores vinculados à entidade, 90% estão trabalhando em Imperatriz e região.
Com tantos investimentos, com tantos arranha-céus surgindo em nossa cidade e diante dos desastres nesse setor, visto que em Belém não é o primeiro, surge uma questão. Como estão às fiscalizações, os controles, os cuidados com esses prédios que ora surgem em Imperatriz estão de acordo com os padrões de segurança?

Nenhum comentário: