sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Imperatriz - Critérios na construção civil

Na minha ultima postagem, fiz uma indagação:
Com tantos investimentos, com tantos arranha-céus surgindo em nossa cidade e diante dos desastres nesse setor, visto que em Belém não é o primeiro, surge uma questão. Como estão às fiscalizações, os controles, os cuidados com esses prédios que ora surgem em Imperatriz estão de acordo com os padrões de segurança?
Antes de entrar no mérito da questão ou expor um resumo de minha pesquisa sobre o assunto é necessário uma explanação, a respeito dos quesitos de segurança na construção civil, principalmente sobre a fundação e medidas de segurança.

Sondagem do solo - para garantir uma obra de qualidade pode-se dizer que a base esta na identificação e
análise do solo que vai dimensionar a quantidade, espessura e comprimento e profundidade das estacas e estacas raízes. Estas por sua vez receberam os blocos que devem seguir um alinhamento gravitacional ventral formando um eixo, assim, têm-se o inicio da construção dos pilares de sustentação da obra. Lembrando que o eixo de gravidade e o uso do esquadro devem ter a mesma continuidade originaria para garantir a segurança e utilização adequada do material.
Cada pilar base varia de acordo com a carga a ser recebida e o uso do ferro deve seguir as bitolas correspondentes a sua necessidade. Os pilares principais da obra recebem maior carga e os secundários recebem carga menor, como por exemplo, os mezaninos e lajes destinadas a lazer.
No concreto, quanto menor porosidade, maior resistência, maior coesão, maior durabilidade e qualidade, para isso, faz se necessário a aferição da qualidade Mega Pascal (MPa) tanto de quem fornece quanto de quem compra e uma vez detectado incompatibilidade neste item, cabe a empresa fornecedora assinar um termo de total responsabilidade por quaisquer danos vindouros. Eis um problema se não houver controle e atenção minuciosa pela equipe da obra. Quanto maior o MPa, maior qualidade e consequentemente maior custo da matéria-prima. O que nem sempre é obedecido pelas obras chamadas clandestinas.

Uma boa obra requer um conjunto de atributos como: Concreto de boa qualidade, qualidade e limpeza dos ferros (sem ferrugem), limpeza das formas que recebem as vigas, limpeza do local a ser lançado o concreto e principalmente qualidade da mão-de-obra empregada.
No entanto, eis um dado importante, não adianta uma boa fundação, eixo e esquadro adequado, nivelamento, bom concreto, material de qualidade, se os procedimentos não estiverem de acordo com as normas especificas e determinadas.
No quesito segurança, e este é item em que se percebe uma grande falha nas construções locais, a norma, segundo a NBR, diz que a cada 03 lajes deve ter um bandejão em 45° - aquela borda construída ao redor da edificação - para garantir a segurança dos trabalhadores, em caso de queda, como também evitar que dejetos caiam no solo ou em cima de veículos. Além do bandejão, existe também as telas de proteção, uma mais grossa, geralmente de cor vermelha, que garante a segurança dos trabalhadores - obrigatória desde a primeira laje - e a tela fina que na linguagem dos trabalhadores da área, envelopa a construção afim de evitar que restos de matéria-prima venha a cair provocando acidentes. Essa tela é utilizada quando houver residências nas proximidades, ou a mesma estiver próxima a via pública.

Depois de observados estes itens, percebe-se a quantidade de falhas existentes nas construções da cidade. Falta de proteção para os trabalhadores e para quem passam por perto, dejetos ocupando o espaço nas calçadas e ate na própria via pública, coletores de entulhos estacionados de forma inadequada tomando espaço da via destinada aos veiculos, isso quando há coletores.
É preciso que tais procedimentos sejam revistos e fiscalizados com mais rigor não somente pelo poder público, mas também pelos órgãos responsáveis da construção civil, como CREA, sindicatos e etc., para uma posterior liberação dos alvarás e documentos de "habite-se".

Todos querem uma Imperatriz melhor, mas nem todos cumprem com seu papel. Portanto, "habite-se".

Nenhum comentário: