Vai depender do objetivo, da forma como foi criada, do meio de divulgação, do tempo que ficará no AR ou em exposição. Se utilizada de forma correta, com certeza será um investimento. Caso contrário é sim despesa.
Antes de iniciar o investimento na divulgação de uma marca, é importante identificar qual o objetivo de se fazer uma propaganda. Pra que mesmo que ela vai servir. E isto é uma obrigação de quem esta sendo contradado para vender, seja uma agencia, ou própria emissora.
A propaganda tem como objetivos: Informar, Persuadir e Lembrar.
A informativa deve ser utilizada quando se pretende introduzir um novo produto ou serviço no mercado.
• Informar o mercado sobre um novo produto;
• Sugerir novos usos para o produto;
• Explicar sobre o funcionamento de um determinado o produto;
• Corrigir falsas impressões que possam surgir;
• Construir uma imagem da empresa.
A persuasiva torna-se mais importante à medida que a concorrência aumenta e tem como objetivo:
• Criar preferência de marca;
• Estimular o consumidor a trocar de marca;
• Mudar percepções do comprador sobre os atributos do produto;
• Persuadir, convencer à compra imediata.
A propaganda de lembrança é utilizada para aqueles produtos que considerados maduros, que já estão no mercado há um bom tempo. Seu maior objetivo é manter os consumidores pensando na marca ou produto.
• Lembrar que o produto pode ser necessário;
• Manter o produto na memória dos compradores;
• Manter o máximo de conscientização do produto.
Um bom comercial é aquele que consegue a AIDA, ou seja, criar Atenção, Interesse, Desejo e provoca Ação nos consumidores.
De forma alguma deve-se pensar que por melhor que seja uma estratégia comercial ou propaganda, vai criar uma necessidade nas pessoas em consumir um produto. A propaganda tem o papel de provocar e despertar desejos para que o consumidor encaminhe–se em direção ao produto oferecido ou anunciado.
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