domingo, 13 de fevereiro de 2011

Fórum das Secretárias Municipais

Bem que Imperatriz poderia sair à frente criando, o Fórum das Secretárias Municipais de Administração do Sul do Maranhão, uma entidade com caráter municipalista tendo como objetivo apoiar o desenvolvimento, aperfeiçoamento e fortalecimento das políticas de gestão pública no âmbito dos Municípios do Sul do Maranhão.

Qual seria o papel e competências do Forúm?

Coordenar e promover ações que visem congregar as Secretárias Municipais de Administração das cidades envolvidas, promovendo discussão sobre melhorias e formas de modernização da gestão pública, onde cada cidade apresentaria suas ações desenvolvidas, pontos fortes e fracos e metas alcançadas. Desta forma haveria um compartilhamento dos pontos positivos de forma regional contribuindo para o planejamento estratégico de cada secretaria, envolvendo organizações públicas e privadas parcerias com a finalidade de disseminar e apoiar ações de melhoria da gestão e das políticas públicas;

É visível a falta de planejamento estratégico na gestão pública, seja por falta de conhecimento ou pré-disposição e vontade dos gestores. Neste aspecto, o Forúm teria o papel de fomentar e estimular a prática desta ferramenta entre os gestores das cidades envolvidas, além de estimular à gestão sustentável dos municípios.

Através da parceria com as faculdades pode-se perfeitamente montar um grande laboratório de gestão através da criação de grupos de estudos técnicos promovendo, estimulando projetos vinculados ao campo da gestão pública. Desta forma, ganha a Instituição de ensino que passa a ter um campo de estagio e pesquisa para seus acadêmicos, ganha a gestão pública regional com projetos profissionais sob a tutela das faculdades, ganha a população com os resultados obtidos das experiências decorrentes da implantação de melhoria da gestão, de boas práticas e de sistemas integrados.

O Forúm teria ainda o papel e a responsabilidade de apoiar os municípios envolvidos na execução de atividades, ações, programas e projetos, por intermédio dos convênios estabelecidos, além de funcionar como entidade avaliadora do planejamento estratégico e suas metas estabelecidas. Fomentando assim, o aperfeiçoamento e o fortalecimento das políticas de gestão pública no âmbito dos Municípios, para o atendimento do interesse público e do bem estar social.

Seu principal objetivo seria de intercambiar as informações, métodos, técnicas de gestão e ações de sucesso, levando ao conhecimento da sociedade as melhores práticas administrativas, idéias e experiências.

Este modelo não é inédito, existe no Brasil o FONAC - Fórum Nacional dos Secretários de Administração das Capitais Brasileiras. O FONAC é uma instituição que funciona como espaço para discussões, troca de experiências e práticas de gestão pública, melhores formas de prestar serviços de relevância e qualidade ao cidadão, independente de filiação partidária dos gestores.

Tive a oportunidade de participar como representante da Brasilcard, empresa patrocinadora da 52ª edição do FONAC na capital do Tocantins, no período de 09 a 12 de junho de 2010. Repetindo o que já publiquei anteriormente sobre o tema, o FONAC, é um verdadeiro curso de especialização intensivo em gestão pública, intensivo, em virtude da forma e seriedade como são discutidos e tratados os problemas, experiências e vivência do dia-a-dia das principais cidades brasileiras. Além de ser uma grande oportunidade de aprendizado para aqueles que desempenham a função de gestor público, seja prefeito ou secretário.

O Tocantins, a partir da experiência do FONAC, criou o Fesmad/TO - Fórum Estadual dos Secretários Municipais de Administração, estruturado com quatro regionais e 139 municípios envolvidos.

A questão é. O que estamos esperando?

Nenhum comentário: