segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Marketing pós-eleição na gestão municipal


Concluída a eleição, muitos candidatos vitoriosos decidem de maneira irracional que não precisam mais de uma estrutura de marketing. Na realidade precisam. O que ocorre é que o marketing político do candidato vitorioso muda radicalmente seu foco e sua forma de agir. A nova imagem do gestor deve suprimir a antiga imagem do candidato vitorioso, num breve espaço de tempo.
A nova imagem que se exige é do "gestor de todos". Esta é uma mudança que precisa ser trabalhada num curto espaço de tempo, no período da transição e do início do novo governo, exigindo planejamento e técnica especializada. Mudar uma imagem de partidário combativo, adversário duro, para a de um governante, exige uma operação publicitária competente, coisa que muitos relevam após assumirem o poder, pois negligenciam o poder da comunicação.
A verdade é que há uma expectativa de boa parte dos eleitores para que esta mudança se verifique. Mas assim mesmo, ela precisa ocorrer de forma planejada através de etapas.
O trabalho de marketing, nesse caso, deve concentrar-se na figura do gestor, e não mais em peças publicitárias. Que fique claro, que nesse momento são suas atitudes, comportamentos, ações, declarações e iniciativas, que trabalhadas de forma correta provocaram a mudança favorável na nova imagem, como por exemplo, o respeito aos adversários, ausência de antagonismo, ressentimento ou hostilidade, deixando transparecer que será um governo de todos e para todos.
Pois todo seu comportamento principalmente no período transitório estará sendo observado pela população, principalmente por aqueles que não votaram, como indicadores de suas reais intenções para com o município.
Todas as ações e operações devem ser planejadas de forma criteriosa, exploradas pela assessoria de comunicação e divulgadas na mídia local, pois, são oportunidades que iram valorizar e gerar maior visibilidade do novo gestor. Elas geram "photo ops", mostrando que o novo gestor já começou a trabalhar. E tudo deve ser divulgado paulatinamente, tendo assim, a cada dia uma nova noticia sobre o governo. Tornando-o em evidência.
No entanto, é preciso consciência, paciência, transigência e principalmente, profissionalismo na condução desse processo.

Nenhum comentário: