sábado, 8 de junho de 2013

Universidade CEUMA lança novo Mestrado Profissional

A Universidade Ceuma anunciou o lançamento de seu terceiro Mestrado Profissional, na área de Gestão em Saúde, reconhecido e avaliado pela CAPES e credenciado pelo Conselho Nacional de Educação. O Mestrado em Gestão de Programas e Serviços de Saúde abriu com inscrições até o dia 30 de junho. O curso oferecerá 12 vagas distribuídas nas duas linhas de pesquisa do programa: Serviços e Programas de Saúde e Ações de Vigilância em Saúde.
Além de atender à crescente demanda da sociedade, para qualificação de profissionais, que possam atuar na Gestão do Sistema de saúde brasileiro, o curso procura dar formação científica aos alunos para que possam objetivamente, com o uso dos métodos científicos das atuais conquistas da Ciência, resolver problemas da sociedade brasileira, especificamente na gestão do sistema de saúde. Busca também transferir conhecimento científico gerado na Universidade, no campo da Medicina, Saúde, Economia e da Administração, para a sociedade brasileira. O corpo docente é constituído por pesquisadores qualificados em renomadas Universidades do País e do Exterior e com experiência nas diversas áreas da Saúde.
A coordenadora do novo Mestrado, Prof. Dr. Cristina Loyola, destacou que o Estado do Maranhão apresenta indicadores de Saúde abaixo da média apontada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) frágil e percentual expressivo da população vivendo em situação de miséria. Também um quadro de persistência em relação a algumas doenças como leishmaniose, tuberculose e hanseníase, esta última já considerada erradicada em alguns Estados do Brasil. “Com recursos eventuais historicamente, necessitamos de bons gestores em Saúde, que compreendam esta multifacetada composição étnica do estado (quilombolas, ciganos e índios) e seus valores próprios, inclusive os de saúde. Não existe no Maranhão nenhum programa de Pós Graduação profissional, reconhecido pela CAPES na área de gestão em Saúde”, ressaltou.
Segundo o Pró-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Prof. Dr. Valério Monteiro, esta nova modalidade de Pós-Graduação StrictoSensu é regulamentada pela Portaria Normativa n° 17, do Ministério da Educação (MEC), de 28 de dezembro de 2009. De acordo com essa norma, o mestrado profissional possibilita: I – a capacitação de pessoal para a prática profissional avançada e transformadora de procedimentos e processos aplicados, por meio da incorporação do método científico, habilitando o profissional para atuar em atividades técnico-científicas e de inovação; II – a formação de profissionais qualificados pela apropriação e aplicação do conhecimento embasado no rigor metodológico e nos fundamentos científicos e III – a incorporação e atualização permanentes dos avanços da ciência e das tecnologias, bem como a capacitação para aplicar os mesmos, tendo como foco a gestão, a produção técnico-científica na pesquisa aplicada e a proposição de inovações e aperfeiçoamentos tecnológicos para a solução de problemas específicos. “O seu principal objetivo é o de formar recursos humanos qualificados para o exercício da prática profissional avançada e transformadora de procedimentos. Desta forma, pretende-se atender a demandas específicas para o desenvolvimento do Estado”, frisou.
A seleção para o Mestrado consistirá nas seguintes etapas: prova teórica, prevista para o dia 05 de julho de 2013, análise de currículo, no período de 8 a 19 de julho, entrevista e arguição do projeto de pesquisa, de 22 a 26 de julho, a prova de inglês, agendada para o dia 29 de julho e o resultado que será divulgado no dia 2 de agosto.
Os alunos aprovados poderão efetuar a matrícula no Programa de Pós- Graduação em Gestão de Programas e Serviços de Saúde, no período de 12 a 16 agosto de 2013. As aulas terão início no dia 22 de agosto de 2013 e serão ministradas de acordo com o cronograma a ser fornecido após a matrícula.
As inscrições serão realizadas em dias úteis de segunda à sexta-feira, no horário das 10h às 12h e das 14h as 18h30, na Secretaria Geral da Pós- Graduação, localizada no bloco CEUMA I, na Rua Josué Montello, nº 01, bairro Renascença II, em São Luís -MA. Alternativamente, os candidatos residentes em outras cidades poderão enviar toda documentação pelo correio (somente através de carta registrada ou Sedex), desde que a data de postagem não exceda ao último dia de inscrição (29/06/13).


Nenhum comentário: