terça-feira, 11 de junho de 2013

VIVA CIDADÃO de Imperatriz – melhorias e satisfação.

A Central Integrada de Atendimento Viva Cidadão, órgão estadual vinculado à Secretaria de Estado dos Direito Humanos, Assistência Social e Cidadania-SEDIHC, foi criado pelo Decreto nº15. 611/97, sob regime especial de autonomia relativa. Com a missão de “Fortalecer o exercício da cidadania, facilitando o acesso da comunidade a ações de qualidade na prestação de serviços públicos”. O objetivo do Viva Cidadão é estabelecer e manter novo padrão e modelo de prestação dos serviços públicos oferecendo ao cidadão, atendimento de qualidade com rapidez e conforto, tudo reunido em um só espaço físico, com representações de diversos órgãos e entidades, a fim de atender a demanda de serviços da comunidade.
O Viva Cidadão foi estruturado a partir dos requisitos da norma ISO, visando atender as exigências Gerenciamento e Operacionalização de seus processos de trabalho. Possui um sistema permanente de acompanhamento e avaliação de todas as suas ações para corrigir e prevenir possíveis falhas ou distorções, potencializando os resultados das áreas de Gestão e da prestação de serviços, sendo assim certificado com o ISO 9001:2008, de Qualidade no atendimento, conforme a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Unidade de Imperatriz - Inaugurada em 2000, a Central de Atendimento Integrado do Viva Cidadão Unidade Imperatriz está localizada na segunda cidade mais populosa do estado, é o maior entroncamento comercial, energético e econômico do estado, sendo ainda o segundo maior centro populacional, econômico, político e cultural do Maranhão e possui um posicionamento estratégico.
Dessa forma o Viva Cidadão consegue através da central de atendimento oferecer serviços de qualidade aos municípios próximos a Imperatriz assim como os da divisa com o Tocantins. O VIVA de Imperatriz presta vários serviços a população como por exemplo:
AGENCIA DO TRABALHO - Emissão de RG (1ª e 2 ª segunda Via), Emissão de (1ª e 2 ª segunda Via), alteração, continuação de CTPS, RG (1 ª e 2 ª segunda Via)
TER – Emissão de titulo, segunda via, transferência Revisão, Certidão negativa, consulta. Observando que o VIVA Imperatriz nesse quesito atende as cidades de Davinópolis, Vila Nova dos Martírios, São Pedro D´água Branca.
DETRAN – 1 ª e 2 ª via da CNH, renovação funcional, mudança ou adição de categoria, averbação da CNH e do candidato, marcação de prova técnica, emissão de extratos de infração e emissão de fotos digitais.

COORDENAÇÃO – o VIVA de Imperatriz tem sob seu comando a Sra. Liane Maria Araujo Costa Aires, formada em comunicação social com habilitação em relações Humanas, o que contempla exatamente aquilo que o VIVA cidadão se propõe que é trabalhar com o povo e para o povo.

A unidade passou por reformas, principalmente no aspecto físico, que estão refletindo positivamente aos olhos dos usuários. Hoje, não há sequer uma reclamação quanto ao conforto e climatização. Novas centrais de Ar condicionado, todas com capacidade superior as anteriores foram instaladas. Também foi adotado um novo layout que melhorou consideravelmente a visibilidade dos postos de atendimento, além de gerar a sensação de amplitude.

Novos serviços foram disponibilizados como: emissão de CTPS, totalmente informatizada, liberação do quantitativo de RG´s para 1 ª e 2 ª VIA, sendo o VIVA o único órgão a emitir esse documento. Com a inclusão do serviço de CTPS, os jogos escolares e a necessidade de justificar votação eleitoral consequentemente aumentou a procura por emissão de RG e CPF.
Quem procura o VIVA CIDAÇÃO de Imperatriz hoje, percebe os reflexos positivos dessas novas mudanças. De acordo com a gestora da unidade, Sra. Liane Aires, o objetivo foi tornar o espaço mais agradável, com maior acessibilidade aos usuários e mobilidade aos colaboradores. E o reflexo dessas novas ações é visível como redução de reclamações e aumento no quantitativo de atendimento.

Segundo a supervisora de postos de atendimento Sra. Brasil, as mudanças não só proporcionaram a melhoria nos pontos de atendimento para os usuários como também refletiram em maior comodidade para os colaboradores como, por exemplo, as novas bancadas com novos padrões ergonômicos que refletem em maior produtividade. A sra. Brasil, afirma ainda que, com o novo layout, o VIVA  vem atender um de seus quesitos que é o trabalho com transparência ao cidadão.

A César o que é de César... 

Estive pessoalmente na Unidade para tirar uma nova RG e os aspectos positivos são visíveis, visão ampla do local, agilidade no atendimento, predisposição das pessoas no atendimento, o que particularmente considero primordial. Parabéns ao VIVA de Imperatriz, a Coordenadora Liane Aires, a supervisora Sra. Brasil pelas informações e a equipe pelo brilhante trabalho com que vem desenvolvendo e QUEBRANDO o velho paradigma de que órgão público não atende bem.

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