A capital do Tocantins, Palmas no período de 09 a 12 de junho de 2010, sediou 52ª edição do FONAC - Fórum Nacional dos Secretários de Administração das Capitais Brasileiras. O Fonac é uma instituição que funciona como espaço para discussões, troca de experiências e práticas de gestão pública, melhores formas de prestar serviços de relevância e qualidade ao cidadão, independente de filiação partidária dos gestores.
Vários e ricos foram os temas em debates e discussão como, por exemplo: “Perspectivas das gestões municipais”, “A importância do planejamento estratégico para integração púbica municipal”. “Implantação e avaliação de desempenho”, “Atenção integrada e integral à saúde do servidor público”. Além de tantos outros de importância para os gestores públicos municipais.
O evento tem uma característica incomum da maioria dos encontros políticos, que é de costume abordar apenas assuntos de interesse partidários e afins. No Fonac foi possível observar uma grande integração pessoal entre os participantes, um elevado grau de comprometimento e seriedade.
A metodologia do evento tem também uma característica dinâmica no que concerne ao desenvolvimento dos trabalhos, que segundo o presidente do Fonac Valdir Massucatti, secretário de Administração de Vitória (ES) é de “união entre os secretários que no final tornam-se grandes amigos e o outro é a busca contínua e em conjunto de soluções para nossas cidades, sem distinção de tonalidades políticas, prevalecendo o interesse das cidades”.
O secretário Estadual da Administração, Eugênio Pacceli, na abertura do evento representou o governador Carlos Henrique Gaguim, e em discurso deu as boas vindas aos visitantes, além de defender a importância do Fórum.
O prefeito de Palmas Raul Filho destacou a importância da troca de experiências. “Temos muito para compartilhar com o Fonac. A troca de experiências nos ajuda a crescer e nós temos tido avanços interessantes porque respeitamos um bom planejamento”, afirmou Raul Filho.
O evento contou com a participação do presidente de Frente Nacional de Prefeitos (FNP) o prefeito de Vitória (ES) João Coser que no momento da abertura proferido a palestra “Perspectivas das gestões municipais”. Coser destacou a importância do planejamento na gestão pública e a valorização de pessoal. Disse ainda, “Como na iniciativa privada, na pública também é importante focarmos as metas e objetivos”.
O Secretário Municipal de Planejamento e Gestão de Palmas Carlos Tadeu Zerbini, foi elogiado pelo seu trabalho a frente da secretaria e organização do Fonac. Tadeu destacou o evento como uma oportunidade de melhoria e crescimento pessoal e profissional.
Fazendo uma avaliação geral, o Fonac, é um verdadeiro curso de especialização intensivo em gestão pública, intensivo, em virtude da forma e seriedade como são discutidos e tratados os problemas, experiências e vivência do dia-a-dia das principais cidades brasileiras. Além dos pontos já destacados, é uma grande oportunidade de aprendizado para aqueles que desempenham a função de gestor público, seja prefeito ou secretário.
Não nego que senti uma ponta de inveja por não ver nossa cidade de Imperatriz presente para a troca de experiências, a exemplo de Araguaina (TO) e Vila Velha (ES), ambas representadas pelos seus respectivos secretários de administração. O ciúme ora citado foi amenizado pela presença e participação ativa da Secretária Municipal de Administração de São Luis, Sra. Maria Margaret Reis.
Um evento de tal magnitude seria fundamental a participação de cidades consideradas a 2ª na escala de tamanho, arrecadação e importância para os Estados, como Marabá (PA), Imperatriz (MA) dentre outras da federação.
O Tocantins mais uma vez sai à frente, a partir da experiência do Fonac, em novembro de 2009, foi criado o Fesmad/TO - Fórum Estadual dos Secretários Municipais de Administração, que já realizou três edições, estruturado com quatro regionais e 139 municípios envolvidos, e com o próximo fórum estadual marcado para novembro deste ano na cidade de Fátima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário