quinta-feira, 24 de junho de 2010

Medo de falar em público

Diferentes estudos mostram que o medo de falar em público é o maior medo das pessoas.

Não estou me referindo apenas ao fato de combater o medo de proferir palestras ou conferências, mas sim aquele medo de falar diante de grupos de pessoas como em reuniões da empresa, sala de aula ou encontros sociais.

Já imaginou como a vida poderia ser mais agradável se você pudesse se expressar em qualquer ambiente de maneira confiante, desembaraçada, sem medo?

Sim, é possível falar com segurança e sem receio de que as pessoas possam censurá-lo ou criticá-lo.

Só que não adianta ficar fazendo planos e sonhando em ser um comunicador eficiente e seguro. É preciso arregaçar as mangas e trabalhar duro. Se não transformar seus objetivos em ações concretas só vai sonhar, sonhar e não chegará a lugar nenhum.

Conheça o assunto: Não basta apenas conhecer o assunto, é importante que as informações estejam organizadas. Por isso organize sua fala de maneira lógica.
No início conquiste os ouvintes com informações simpáticas, principalmente mostrando o benefício que terão com a mensagem. Em seguida conte qual é o assunto que abordará, qual o problema que pretende solucionar e quais as etapas que deseja cumprir durante a exposição.

Pratique bastante: Para se sentir confiante em qualquer atividade que precise desempenhar é necessário ter prática e experiência. Para falar em público também, por isso aproveite todas as chances que tiver para falar - faça perguntas em aulas, palestras e seminários onde atuar como ouvinte; aceite convites para falar nas reuniões, prestar homenagens, participar de debates; fale nas reuniões de condomínio; em todas as ocasiões onde tiver chances de se expressar.

Decida-se sobre a técnica de apresentação: Se a sua apresentação for muito complexa, com muitos detalhes, talvez seja conveniente utilizar um roteiro escrito, com frases que indiquem o conteúdo da matéria. Cada frase deverá representar uma idéia completa.

Seja natural: Ninguém poderá se sentir à vontade para falar em público se for artificial na maneira de se expressar.

Identifique suas qualidades: Aprenda a conhecer seus pontos positivos de comunicação.

Não desista Essa procura da confiança para falar exigirá muita dedicação e ações determinadas. Em alguns momentos você se sentirá impotente e sem forças para continuar, mas não desista.

Para os comentários identificados, sortearei um exemplar do meu livro Falando em Público.

Nenhum comentário: