quarta-feira, 30 de março de 2011

Administração Pública - textos respostas

Os textos abaixo são respostas da I avaliação(2011.1) aplicado aos alunos do curso de Administração da Unisulma na disciplina Administração Pública (6° Período) .

Questão I: 
Discorra sobre a importância da aplicação dos princípios da burocracia na administração pública atual.

Acadêmico: 
Andre Ferreira da Silva

A burocracia aplicada à Administração pode ser descrita como um sistema em que o papelório, as regras e os estatutos se avolumam e em alguns casos, gera gargalos e ineficiência à organização, ou ainda o apego a procedimentos e protocolos por parte dos funcionários. No entanto, é de fundamental importância compreender que, como citam certos autores, a burocracia é um mal necessário e que em níveis aceitáveis pode até gerar benefícios.
A impessoalidade prima pelo zelo quanto ao agir da máquina administrativa no sentido de atender aos interesses da coletividade em detrimento das minorias, deve-se tratar cada um de acordo com suas necessidades e diferenças, sem excluir nem privilegiar quem quer que seja, atitude que gera transparência e confiabilidade. O formalismo busca padronizar os procedimentos da instituição pública é de todo necessário que haja etapas e regras a serem obedecidas para que o alcance do poder público seja eficiente, padronizado e eficaz.
A hierarquia funcional diz respeito à sucessão de cargos e funções na instituição, essa forma de organização é necessária para que haja delegação de autoridade e tarefas entre os envolvidos na gestão. Todos devem conhecer as atividades inerentes à sua função e a obrigação de mostrar resultados tangíveis.
A carreira pública é uma grande responsabilidade da máquina administrativa. É essencial escolher as pessoas certas para ocupar os cargos certos, não se pode confiar o serviço público a pessoas sem o menor preparo, daí a importância da profissionalização do servidor, investir na capacitação e expansão de habilidades dos gestores só gera um trabalho mais rápido, facilidade na tomada de decisões, conhecimento de novas formas de se proceder e uma otimização dos resultados obtidos.

Acadêmico:
Evandro da Conceição
Os princípios da burocracia possuem um papel importante na gestão pública. A impessoalidade faz com que o gestor público deva tomar suas decisões sem se deixar levar por suas reações pessoais, tomando sempre as decisões que favorecerão a sociedade. O formalismo surge para padronizar os processos e também para dá um respaldo legal, sobretudo hoje, onde as decisões verbalizadas não possuem efeito algum. A hierarquia funcional torna a autoridade, o comando e a divisão de responsabilidades mais claras e definidas. Já a carreira pública e a profissionalização do servidor, dão ao profissionalismo público um caráter mais atraente do ponto de vista da sociedade.

Assim, pode-se perceber que os princípios da burocracia estão (ou pelo menos deveriam está ) presentes na gestão pública atual e que são fundamentais para coodernar o modo como o governo é administrado.


Questão II
Como o governo pode enfrentar a violência social e violência no trânsito?

Acadêmicas:
Bruna Karolyne e Eliane Pompeu
 
A violência urbana “social” e a violência no trânsito são indicadores perfeitos para mensurar como anda a sociedade nos dias de hoje. Ambos refletem o desrespeito a legislação e a desvalorização do próximo. As principais causas da violência no trânsito são atribuidas a imprudência, descumprimento das leis e sinalização, outro fator seria a falta de conscientização de motoristas embriagados que nos leva à acreditar que não basta sinalização e leis no trânsito, o governo precisa investir mais na educação, capacitação, campanhas educativas, efetivamento policial e vias em boas condições. Já a violência social abrange toda ação que atinge as leis, as pessoas, e a ordem pública, sendo que a causa dessa violência são crises familiares, reprovação escolar, tráfico em geral, adolescentes desregrados, machismo e má distribuição de renda. Todos esses itens faz com que as pessoas andem por caminhos ilegais. As autoridades “governo” para solucionar ou até mesmo diminuiressa violência tem que utilizar de boas estratégias e projetos para erradicar a violência social como: reforço policial, equipamentos de segurança, pessoas dignas em cargos de autoridade e gestão pública. Ebora o governo hoje seja visto praticando alguns casos de violência como corrupção, denuncias de abuso de poder e escandalos no congresso vale ressaltar que a sociedade erra em acreditar que uma lei é facultativa quando não há alguém próximo para fiscalizar seu cumprimento.


Acadêmica:
Bianca Catarina Monteiro da Silva

A principal função do governo é proporcionar à sociedade o bem comum, colocando em execução de fato aquilo que reza a lei.
Toda violência social é o reflexo da mínima atenção que se dá à educação. As crianças devem ter direito à educação de qualidade e acompanhamento para que se desenvolvam como verdadeiros cidadãos. Os valores éticos e morais devem ser constantemente abordados, bem como a oportunidade de executarem atividades que desenvolvam, desde cedo, suas habilidades e potencialidades. Fazendo-as se relacionarem com ações relevantes ao seu desenvolvimento.
A educação é a base para a formação do indivíduo e deve ser conduzida por pessoas competentes e aptas verdadeiramente.
Quando for estabelecida a prioridade à educação, poderemos contar com cidadãos responsáveis, capazes de formar famílias mais estruturadas, e isto refletirá positivamente em todos os aspectos da vida.
Além das medidas preventivas, é de extrema importância a correção aos erros, a fiscalização, o cumprimento da lei para que todo tipo de violência seja pelo menos atenuada em nossa sociedade.

Nenhum comentário: