terça-feira, 18 de setembro de 2012

SURTO DE MENINGITE NO SUL DO MARANHÃO MATA SETE PESSOAS E DEIXA TRÊS CIDADES EM ALERTA.


As cidades de São Raimundo das Mangabeiras, Sambaíba e Loreto estão em estado de alerta, sete pessoas já morreram e mais de trinta estão com a doença.
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) solicitou e o Ministério da Saúde enviou ao sul do Maranhão, 22 mil doses de vacina polissacarídica meningocócica A e C, para garantir a imunização da população entre 3 meses a 39 anos de idade. Ação que ainda teve o reforço de 2 mil doses de rotina, disponíveis na rede do Estado, que foram deslocadas à região.
No último sábado (15), quando a vacinação foi iniciada, desde cedo as pessoas desses três municípios se aglomeravam em frente aos postos de atendimentos. O secretário adjunto de vigilância em saúde, Alberto Carneiro, acompanhou de perto o trabalho das equipes de imunização, o que proporcionou mais tranquilidade e proteção à população desses três municípios.
“Foi montada uma grande estrutura de apoio aos municípios, com o suporte da Regional de Saúde de Balsas, do comando da Polícia Militar local e também de nossos aeromédicos, para que todas as pessoas que foram identificadas como público alvo, sejam imunizadas. Essa é mais uma ação que estamos desenvolvendo para conter em definitivo o surto de meningite na região”, observou o secretário adjunto de Vigilância em Saúde.
A gestora da Regional de Saúde de Balsas, Kiara Martins, destacou a atuação dos profissionais de saúde, especialmente das equipes de vacinadores, que foram bem distribuídos para garantir a cobertura vacinal nas zonas urbana e rural dos três municípios. Em Sambaíba, a meta é vacinar, na zona urbana, um total de 1.744 pessoas na faixa etária do público alvo, 1.523 já haviam sido imunizadas somente no sábado (15).
Em Loreto, a estrutura de nove postos garantiu a vacinação contra a meningite neste fim de semana. “O apoio do Governo do Estado foi fundamental para que recebêssemos a vacina em tempo hábil, trazendo tranquilidade à nossa população”, declarou o prefeito Germano Coelho, que esteve nos postos de vacinação, juntamente com Alberto Carneiro e Kiara Martins.
São Raimundo das Mangabeiras, crianças, jovens e adultos procuraram os cinco postos de imunização instalados em escolas e igrejas para receber a vacina e se proteger da meningite.
Segundo Alberto Carneiro, o secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad, está acompanhando com atenção as ações que estão sendo realizadas na região de Balsas, recebendo informações de hora em hora e relatórios diários acerca dos casos de meningite, que neste momento estão sob controle.
Além da vacina, conseguida via Ministério da Saúde, a SES disponibilizou a região, medicamentos para quimioprofilaxia (bloqueio de pessoas que tiveram contato com suspeitos de meningite), dois helicópteros com equipe de aeromédicos, sendo uma das aeronaves equipada com mini UTI, para o transporte de pacientes que venham necessitar de tratamento mais especializado, em Imperatriz. O Governo do Estado, por meio da SES, também montou uma sala de estabilização semi-intensiva para atendimento de pacientes críticos, no hospital Balsas Urgente. As cidades de Loreto, São Raimundo das Mangabeiras, Sambaíba e Balsas receberam recursos do fundo a fundo, que é um sistema de transferência de recursos que destina-se a ações estratégicas e serviços de saúde, independente de convênios.
Em imperatriz, nesta segunda-feira (17), a doença levou a óbito uma moradora do bairro Santa Inês.
Informações sobre a doença.
Contágio – pelo contato próximo e prolongado entre pessoas, e por meio de secreções, como a saliva.
Sintomas – febre, dor de cabeça, vômito, rigidez na nuca e pontos vermelhos no corpo que evoluem para manchas.
Prevenção – os contatos próximos devem receber antibiótico específico, prescrito pelo médico.
Vacina – A vacina é segura e protege contra a doença. Crianças menores de dois anos devem manter a rotina do calendário básico de vacinação. Crianças maiores de dois anos e adultos até 39 anos receberão a vacina nesse período de surto nos municípios determinados.
O tratamento das meningites bacterianas tem de ser introduzido sem perda de tempo, porque a doença pode ser letal ou deixar sequelas, como surdez, dificuldade de aprendizagem, comprometimento cerebral. Ele é feito com antibióticos aplicados na veia.
Recomendações
* Cuidados com a higiene são fundamentais na prevenção das meningites. Lave as mãos com frequência, especialmente antes das refeições;
* Alguns sintomas da meningite podem ser confundidos com os de outras infecções por vírus e bactérias. Não fique na dúvida: criança chorosa que se queixa de dor de cabeça, precisa ser levada, o mais depressa possível, para avaliação médica de urgência.

Nenhum comentário: