quarta-feira, 22 de maio de 2013

Programas do Governo Federal não vão chegar a muitos municípios Brasileiros por incompetência administrativa.

Estima-se que uma grande quantidade de municípios principalmente no Maranhão irão perder recursos federais. Tal fato é em decorrência das inadimplências herdadas das gestões anteriores somadas a falta de conhecimento, incompetência administrativa (gestores, secretários e assessores), falta de assessoria com conhecimento técnico e principalmente, o baixo nível de cultura, formação, conhecimento e predisposição em querer fazer. A maioria dos secretários e assessores preocupa-se mais com ações do dia a dia sem propósito e com o salário no final do mês do que com o compromisso na busca de recursos, deixando assim o município engessado e dependente penas dos programas básicos como: SUS, FPM e FUNDEB.
Falar ao povo que não existem verbas ou recursos é assinar o diploma de incompetência, recursos há, mas é preciso, saber e querer buscar. Um exemplo desses dados está em dois grandes programas de habitação e incentivo ao crescimento que são os programas PAR e PAC 2. 
O Programa de Arrendamento Residencial (PAR) é um programa do Ministério das Cidades operacionalizado pela CAIXA e financiado pelo Fundo de Arrendamento Residencial (FAR). O PAR tem como objetivo reduzir o déficit habitacional em municípios com mais de 100.000 habitantes, viabilizando imóveis residenciais para famílias com renda de até 6 salários mínimos.
A CAIXA entra em contato com os governos estaduais e municipais avisando-os sobre quais municípios estão incluídos no âmbito de atuação do PAR. Caso haja interesse, firma-se um convênio entre a prefeitura e a CAIXA. Emite-se, então, um comunicado oficial convocando construtoras a apresentarem seus projetos para o PAR. Com a aquisição do terreno e a contratação da construtora, iniciam-se as obras. Assim que os imóveis ficam prontos, inicia-se a seleção das famílias a serem beneficiadas pelo arrendamento. Cabe à prefeitura indicar os candidatos ao arrendamento, mas é a CAIXA quem os seleciona e também escolhe uma empresa administradora para cuidar dos contratos com os arrendatários.
Criado em 2007, no segundo mandato do presidente Lula (2007-2010), o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) promoveu a retomada do planejamento e execução de grandes obras de infraestrutura social, urbana, logística e energética do país, contribuindo para o seu desenvolvimento acelerado e sustentável. Nos seus primeiros quatro anos, o PAC ajudou a dobrar os investimentos públicos brasileiros (de 1,62% do PIB em 2006 para 3,27% em 2010) e ajudou o Brasil a gerar um volume recorde de empregos – 8,2 milhões de postos de trabalho criados no período.
Em 2011, o PAC entrou na sua segunda fase, com o mesmo pensamento estratégico, aprimorados pelos anos de experiência da fase anterior, mais recursos e mais parcerias com estados e municípios, para a execução de obras estruturantes que possam melhorar a qualidade de vida nas cidades brasileiras.

Nenhum comentário: