sexta-feira, 16 de abril de 2010

Livro com recheio de dinheiro - 8º SALIMP

No período de 17 a 25 de outubro de 2009, Imperatriz foi sede do maior evento cultural já realizado na sua história e do Estado - o 7º SALIMP - que particularmente, denominaria de 1º SALIMP. Sem querer menosprezar os eventos anteriores e o árduo trabalho de seus idealizadores e organizadores, é que a magnitude deste, ofuscou totalmente os demais. O 7º SALIMP é um marco no desenvolvimento cultural de nossa região.

Foram 81 estandes, 344 editoras presentes ou representadas expondo 50 mil títulos de obras literárias de todos os gêneros. Além de contar com a presença de celebridades como Caco Barcelos (Globo) e do compositor, cantor e escritor Gabriel O Pensador, ambos contemplados com o Prêmio Jabuti de Literatura (Câmara Brasileira do Livro).

Apesar dos esforços destes bravos “guerreiros do saber” em conseguir tão nobre evento, mesmo contando com apoio do Governo do estado e Município dentre outras entidades, a exemplo do Tocantins e de outros estados vizinhos, faltou o incentivo cultural aos arquitetos e construtores do conhecimento, os professores. Mas a ajuda inicial já foi de grande valia.

Sem grandes temores, estamos no processo embrionário e com certeza e votos de muito otimismo o prefeito Sebastião Madeira e a governadora Roseana Sarney, não deixarão de proporcionar este incentivo a classe de educadores no 8º SALIMP que se aproxima. Segundo, a Academia de Letras de Imperatriz – entidade gestora – o evento está previsto para final de maio e inicio de junho deste ano.

Para quem pensa que o evento é somente para vender livros, no 6º Salão do Livro do Tocantins (março2010), o faturamento chegou à casa dos R$ 9 milhões, além de R$ 2,7 milhões em crédito livro entregues aos servidores da educação. Sem contar que o evento proporcionou uma movimentação geral na economia de todo o Estado, gerando aproximadamente 2 mil empregos diretos e 3 mil indiretos.

Com o apoio devido não só dos governos Estadual e Municipal, mas de empresas privadas com visão de futuro, o 8º SALIMP, proporcionará, conhecimento, informação, negócios, emprego e renda para toda a região. Além de estimular a educação e incentivar os profissionais da educação.

Um evento desta envergadura, através da união do poder público e privado representa a consolidação e fortalecimento da imagem do Estado e Município, perante a sociedade. Vários serão os setores beneficiados como companhias de transportes aéreas e rodoviárias, hotéis, restaurantes, lanchonetes, taxistas, transporte público, gráficas, etc.

Portanto, senhores empresários e profissionais, vamos ficar atentos e torcer pela realização do 8º SALIMP. Quem disse que livro não gera lucro?

Nenhum comentário: